Mais de 2 milhões de passageiros devem circular pelos aeroportos do Brasil durante o feriado de Finados, com projeção de mais de 10,3 mil voos entre 30 de outubro e 3 de novembro, segundo levantamento do Ministério do Turismo.
A estimativa, divulgada nesta sexta-feira (30.10), considera dados das operadoras e concessionárias que administram os principais terminais do país. Além disso, o movimento deve aquecer a rede hoteleira e ampliar a procura por experiências voltadas ao descanso e ao lazer.
Movimentação prevista nos principais aeroportos
Em capitais como Belo Horizonte, Curitiba e Goiânia, o ministério projeta alta de 9,4% em embarques e desembarques na comparação com o mesmo período de 2025. Juntas, essas cidades devem somar mais de 255,2 mil passageiros.
No Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, a circulação estimada chega a 824 mil pessoas em 4.500 voos previstos no fim de semana. O terminal concentra 43,6% dos voos projetados nacionalmente e registra aumento de 3,6% em relação ao mesmo período de 2025.
Do Sul ao Nordeste, Porto Alegre e Fortaleza também se destacam. As duas cidades somam quase 200 mil passageiros e 1.374 voos domésticos no período.
Alta na busca por passagens e hospedagens
Com o turismo doméstico em alta, a busca por hospedagens cresceu 103% em relação ao ano passado, de acordo com a plataforma Decolar. O interesse dos brasileiros se concentra, sobretudo, em São Paulo e Rio de Janeiro, seguidos por Recife, Salvador, Fortaleza e Maceió.
A lista de destinos mais desejados também inclui Porto Alegre, Curitiba, Foz do Iguaçu e Belo Horizonte. Segundo o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, “Cada feriado é uma oportunidade de redescobrir o Brasil. Temos uma diversidade de destinos, paisagens, culturas e experiências que fazem do nosso país um lugar especial para viajar. Quando o brasileiro escolhe conhecer o próprio país, ele também movimenta comunidades, fortalece pequenos empreendedores e contribui para que o turismo gere oportunidades em todas as regiões”.