Saiba o que abre e fecha em São Paulo no feriado prolongado da Proclamação da República

1269
O que abre e fecha São Paulo Proclamação da República

Em razão do feriado prolongado em comemoração à Proclamação da República, comemorado na sexta-feira, dia 15 de novembro, diversos serviços estaduais, municipais e particulares em São Paulo estarão fechados e outros terão alteração na grade de funcionamento. Confira neste post o que abre e fecha em São Paulo e programe-se.

O QUE ABRE E FECHA EM SÃO PAULO?

BANCOS

As agências bancárias fecham na sexta-feira, dia 15 de novembro, retornando o expediente normal na segunda-feira, dia 18 de novembro. As contas de consumo e os carnês com vencimento no dia 15 de novembro poderão ser pagos no próximo dia útil, na segunda-feira, dia 18 de novembro, sem incidência de multa e juros, segundo a Federação Brasileira de Bancos.

Precisa falar com o seu banco? Confira os canais de atendimentos dos bancos no site da Federação Brasileira dos Bancos.

CORREIOS

No feriado prolongado de 15 de novembro, as agências dos Correios da capital paulista, Grande São Paulo, Baixada Santista, Vale do Ribeira e Alto Tietê funcionarão conforme cronograma abaixo:

  • Quinta-feira, dia 14 de novembro: funcionamento normal
  • Sexta-feira, dia 15 de novembro: todas as agências estarão fechadas
  • Sábado, dia 16 de novembro: funcionamento normal para as unidades que abrem aos sábados
  • Domingo, dia 17 de novembro: todas as agências estarão fechadas
  • Segunda e terça-feira, dias 18 e 19 de novembro: funcionamento normal

AGÊNCIAS DO INSS

As agências do INSS não abrem na sexta-feira, dia 15 de novembro. O expediente retorna à sua normalidade na segunda-feira, dia 18 de novembro. O telefone 135 e o site Meu INSSonde a maioria dos serviços do INSS pode ser feita, funcionarão normalmente nesses dias.

RECEITA FEDERAL

Na sexta-feira, dia 15 de novembro, não haverá expediente nas Unidades de Atendimento da Receita Federal. O atendimento volta à sua normalidade na segunda-feira, dia 18 de novembro.

BRÁS

O Brás funciona no feriado prolongado da Proclamação da República? Confira aqui o levantamento realizado de algumas lojas.

25 DE MARÇO

O que abre na 25 de Março no feriado prolongado da Proclamação da República? Confira aqui o levantamento realizado de algumas lojas.

SPTRANS

Serviço Atende+

115 vans do Serviço Atende+ serão disponibilizadas nos dias 16 e 17 de novembro, Confira aqui que serão realizados na capital paulista.

Postos de atendimento e frota de ônibus

Confira aqui como fica o funcionamento dos postos de atendimento da SPTrans e da frota de ônibus no feriado da Proclamação da República.

Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1

METRÔ DE SÃO PAULO

Linha 2-Verde

Nesta sexta-feira, dia 15 de novembro, a Linha 2-Verde estará fechada em todo o trecho, de Vila Prudente à Vila Madalena, para testes programados no sistema de movimentação dos trens, das 4h40 às 10h.

Neste período, os passageiros serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que circularão entre as estações Vila Prudente e Vila Madalena. Em razão da Linha 2-Verde se integrar a outras linhas de metrô e da CPTM, nas estações onde há transferência gratuita (Tamanduateí, Chácara Klabin, Ana Rosa, Paraíso e Paulista), haverá fornecimento e recolhimento de senhas para controle de embarque dos passageiros.

A partir das 10h da sexta-feira, a Linha 2-Verde volta a funcionar normalmente e não haverá outras interdições ao longo do fim de semana.

Linha 3-Vermelha

A partir das 16h30 desta sexta-feira, dia 15 de novembro, a Linha 3-Vermelha vai funcionar com intervalo maior entre os trens para permitir a implantação do novo sistema de controle e movimentação dos trens.

Com os trabalhos de instalação dos novos equipamentos, os trens vão circular em uma única via no trecho entre as estações Penha e Carrão. A operação nesta linha volta ao normal já às 4h40 do sábado, dia 16 de novembro.

Linha 15-Prata

A Linha 15-Prata terá horário diferenciado de operação entre sexta-feira, dia 15 de novembro e domingo, dia 17 de novembro, para a realização de testes programados no sistema de controle de movimentação dos trens.

Tanto na sexta-feira, como no sábado e no domingo, a linha permanecerá fechada das 4h40 às 14h em todo o trecho, entre Vila Prudente e Jardim Planalto. Neste período, os passageiros serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que circularão entre as estações Vila Prudente e Jardim Planalto até a retomada da circulação dos trens a partir das 14h de cada um dos dias.




CPTM

Linha 9-Esmeralda

A CPTM terá esquema especial de operação na Linha 9-Esmeralda para facilitar o acesso ao Autódromo de Interlagos neste domingo, dia 17 de novembro, onde ocorre o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.

RODOVIÁRIAS

Os terminais rodoviários Tietê, Barra Funda e Jabaquara recebem operação especial para atender os passageiros que dão preferência às viagens rodoviárias.

CICLOFAIXAS DE LAZER

A operação das Ciclofaixas de Lazer de São Paulo está suspensa desde o final de agosto, quando a Bradesco Seguros deixou de patrociná-las, a operação deve ser retomada ainda este mês.

AVENIDA PAULISTA

Na sexta-feira, dia 15 de novembro, e no domingo, dia 17 de novembro, a Avenida Paulista será aberta para pedestres e ciclistas, das 10h às 18h.

Além da Avenida Paulista, a Avenida Sumaré e a Rua Medeiros de Albuquerque também serão abertas nos dias 15 e 17 de novembro, entretanto a Avenida Sumaré ficará aberta para pedestres e ciclistas, das 7h às 14h.

TRÂNSITO

Rodízio Municipal de Veículos

Na sexta-feira, dia 15 de novembro, será suspenso o Rodízio Municipal de Veículos, inclusive para veículos pesados (caminhões). Por conta do feriado não vigoram também, a Zona de Máxima Restrição de Circulação e a Zona de Máxima Restrição de Fretamento.

No sábado, dia 16 de novembro, as regras para a Zona de Máxima Restrição de Circulação vigoram normalmente. O Rodízio Municipal de Veículos será retomado na segunda-feira, dia 18 de novembro, entre 7h e 10h e entre 17h e 20h.

Operação Estrada

A Companhia de Engenharia de Tráfego vai implantar a Operação Estrada para o feriado da Proclamação da República, de quinta-feira, dia 14 de novembro a segunda-feira, dia 18 de novembro. Estima-se que aproximadamente 2 milhões de veículos deixem a capital paulista em direção ao Litoral e ao Interior do Estado de São Paulo.

Zona Azul

O serviço de estacionamento rotativo (Zona Azul) irá operar conforme sinalização existente; os horários de ativação estão dispostos nas placas de regulamentação de cada local.




POUPATEMPO

As unidades do Poupatempo em todo o Estado de São Paulo não funcionam na sexta-feira, dia 15 de novembro, e no sábado, dia 16 de novembro, por conta do feriado da Proclamação da República. O Poupatempo reabre na segunda-feira, dia 18 de novembro, em seu horário habitual, de acordo com cada unidade.

Para informações sobre endereços, horários de atendimento, órgãos e serviços disponíveis, bem como documentos necessários, prazos, taxas e agendamento eletrônico, basta acessar o site do Poupatempo ou baixar o aplicativo SP Serviços (disponível para Android e iOS).

DETRAN

Todas as unidades do Departamento Estadual de Trânsito no Estado de São Paulo estarão fechadas na sexta-feira, dia 15 de novembro, e no sábado, dia 16 de novembro, por conta do feriado da Proclamação da República.

Os postos Poupatempo também não prestarão atendimento nestas datas. As unidades voltam a funcionar em seus horários habituais na segunda-feira, dia 18 de novembro.

Informações sobre os endereços e horários dos postos podem ser obtidas no site do Departamento Estadual de Trânsito no Estado de São Paulo.

PROCON

O Procon de São Paulo informou que as audiências, setor administrativo, Ouvidoria, atendimento telefônico pelo telefone 151 e atendimento eletrônico, não funcionarão na sexta-feira, dia 15 de novembro. Os Núcleos Regionais do Procon em Campinas, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Ribeirão Preto, Santos, Bauru e Presidente Prudente também não funcionarão

Os postos de atendimento pessoal dentro dos Poupatempos Sé, Santo Amaro e Itaquera não funcionarão nos dias 15 e 16 de novembro.

O aplicativo do Procon (disponível para iOS e Android) funciona ininterruptamente para consultas e reclamações. A abertura dos Procons municipais fica a critério da administração municipal.

SAÚDE

Na sexta-feira, dia 15 de novembro, alguns serviços oferecidos à população seguirão um esquema especial de atendimento. Confira aqui o que abre e fecha na área da saúde municipal.




VERDE E MEIO AMBIENTE

Os parques administrados pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, abrem normalmente.

Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres

O Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres, que fica dentro do Parque Anhanguera estará aberto para o recebimento de animais das 8h às 12h. (Plantão telefônico: 3885-6669 e 3918-7192, das 8h às 16h)

No Parque Ibirapuera, a Divisão Técnica de Medicina Veterinária estará fechada.

A remoção de animais silvestres encontrados pela população pode ser feita pelo atendimento da Guarda Civil Ambiental, acionada pelo telefone 153.

TRABALHO

Clique aqui e confira o funcionamento dos Centros de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo.

CENTROS ESPORTIVOS

Todos os centros esportivos abrem normalmente. Clique aqui e confira os endereços das unidades.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Os equipamentos de Assistência Social de Proteção Especial de Alta Complexidade: Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes, Centros de Acolhida, Central para Coordenação de Pronto Atendimento Social, Instituições de Longa Permanência para Idosos, Núcleos de Serviço para a população em situação de rua estarão Abertos.

Já os equipamentos de Assistência Social de Proteção Básica e Especial de Média Complexidade: Centros de Referência de Assistência Social, Supervisões de Assistência Social , Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua, Centros de Referência Especializados de Assistência Social, entre outros, estarão fechados.

POSTO DE ATENDIMENTO DA SECRETARIA DA FAZENDA

O Centro de Atendimento da Fazenda Municipal, localizado na Praça do Patriarca, 69, estará fechado.

ECOPONTOS

As unidades funcionam de segunda a sábado das 6h às 22h e aos domingos e feriados das 6h às 18h. Consulte aqui as regras e os endereços.

PLANETÁRIOS

Planetário do Ibirapuera: Aberto
Planetário do Carmo: Aberto

FAB LAB LIVRE SP, TELECENTROS E DESCOMPLICA SP

Os Telecentros, as unidades da rede Fab Lab Livre SP e as unidades do Descomplica São Paulo não funcionam aos finais de semana e feriados.




EDUCAÇÃO

As Unidades Educacionais permanecem fechadas. Os Centros Educacionais Unificados funcionam normalmente das 8h às 18h. Consulte aqui os endereços e a programação de cada Centro Educacional Unificado.

SUBPREFEITURAS

As praças de atendimento das Subprefeituras estarão fechadas.

HOSPITAIS VETERINÁRIOS

Os hospitais veterinários das zonas Norte e Leste não abrirão no feriado da Proclamação da República. As duas unidades voltarão às atividades normais na segunda-feira, dia 18 de novembro, a partir das 5h45. Consulte aqui os endereços das unidades.

ABASTECIMENTO

Os mercados e sacolões da cidade de São Paulo terão o horário de funcionamento alterado na sexta-feira, dia 15 de novembro, em função do feriado da Proclamação da República. Confira abaixo.

Mercados

  • Cantareira: 0h às 15h
  • Central Leste: 7h às 13h
  • Guaianases: 8h30 às 14h
  • Ipiranga: 8h às 13h
  • Lapa: Fechado
  • Pátio do Pari: 4h às 20h
  • Paulistano (Mercadão): 6h às 16h
  • Penha: 8h às 13h
  • Pinheiros: 8h às 15h
  • Pirituba: 7h às 18h
  • São Miguel: Fechado
  • Sapopemba: 8h às 13h
  • Teotônio Vilela: 7h às 13h
  • Tucuruvi: 8h às 13h
  • Vila Formosa: 8h às 13h

Sacolões

  • Avanhandava: 7h às 17h
  • Bela Vista: 7h às 19h
  • Brigadeiro: 7h às 13h
  • Butantã: 7h às 13h30
  • Cidade Tiradentes: 8h às 15h
  • City Jaraguá: 8h às 18h
  • Cohab Adventista: 8h às 14h
  • Estrada do Sabão: 7h às 14h
  • Freguesia do Ó: 7h às 15h
  • Jaguaré: 7h às 13h
  • Jaraguá: 8h às 18h
  • João Moura: 8h às 16h
  • Lapa: 8h às 14h
  • Piraporinha: 7h às 14h
  • Rio Pequeno: 7h às 14h
  • São Miguel: Fechado

As feiras livres funcionam normalmente.

CULTURA

Clique aqui e confira os horários de atendimento dos equipamentos culturais da cidade.

LEIA TAMBÉM

  • Saiba o que abre e fecha em Guarulhos no feriado prolongado da Proclamação da República e Consciência Negra
  • Confira o que abre e fecha em Campinas no feriado da Proclamação da República
  • Confira o que abre e fecha em Santo André no feriado da Proclamação da República
  • Saiba o que abre e fecha em São Bernardo do Campo no feriado da Proclamação da República
  • Saiba o que abre e fecha em Santos no feriado da Proclamação da República

MOBILIDADE SAMPA

Quer ficar informado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana?

Então curta nossa página no Facebook.

Siga o @mobilidadesampa no Twitter.

Siga o @mobilidadesampa no Instagram.

Visite a nossa loja virtual para conhecer nossos produtos.

Interaja conosco enviando sua mensagem para o nosso Whatsapp (11) 96292-9448.

Fique tranquilo. Não enviamos spam, a sua privacidade será respeitada e você poderá sair facilmente quando desejar.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here