Trabalhadores das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM entraram em greve nesta terça-feira, 4 de agosto, contra a privatização das linhas e em busca de garantias de emprego. A paralisação causa dificuldades para os passageiros que utilizam esses trechos metropolitanos em São Paulo.
Leia também:
- Mantida greve das linhas 11, 12 e 13 da CPTM após reunião no TRT e assembleia
- CPTM inicia operação parcial na Linha 13-Jade durante greve
- Greve na CPTM mantém operação parcial nas linhas 11-Coral e 12-Safira e paralisação na 13-Jade
Operação parcial e atendimento com ônibus do Paese
As linhas afetadas operam parcialmente:
- Na Linha 11-Coral, os trens circulam entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Guaianases, enquanto ônibus do Paese atendem o trecho entre as estações Estudantes (Mogi das Cruzes) e Corinthians-Itaquera.
- Na Linha 12-Safira, os trens funcionam entre as estações Brás e Engenheiro Goulart, com ônibus cobrindo o trecho de Calmon Viana (Poá) a Engenheiro Goulart.
- Já na Linha 13-Jade, não há circulação de trens, e o atendimento é feito por ônibus entre as estações Aeroporto-Guarulhos e Engenheiro Goulart.
Ao todo, 128 ônibus do Paese foram mobilizados: 58 para a Linha 11-Coral, 60 para a Linha 12-Safira e 10 para a Linha 13-Jade. Esses veículos operam com reforço e alterações em algumas linhas convencionais que normalmente já circulam ao longo dos trajetos afetados pela greve.
Medidas da Prefeitura e do Metrô durante a greve
As estações das linhas afetadas não foram abertas às 4h, incluindo a estação Brás, que divide operação com o Metrô e a Linha 10-Turquesa. A Prefeitura de São Paulo informou que as faixas exclusivas de ônibus não serão liberadas para carros. A SPTrans reforçou a frota de três linhas que atendem as estações mais impactadas, conectando o Metrô à região central.
O Rodízio Municipal de Veículos no centro expandido da cidade foi suspenso, permitindo a circulação de carros com qualquer final de placa, inclusive os que normalmente estariam proibidos nos horários das 7h às 10h e das 17h às 20h.
As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha do Metrô e 15-Prata do monotrilho começaram a funcionar mais cedo, às 4h. As transferências entre os trens da CPTM e o Metrô nas estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera estão liberadas devido à greve.
CPTM e reforço operacional durante a paralisação
O Metrô informou que trens vazios poderão ser enviados às estações com maior lotação para agilizar embarques e reduzir o tempo de espera. O efetivo de funcionários está reforçado nas estações Corinthians-Itaquera, Tatuapé, Brás e Palmeiras-Barra Funda, além de outros pontos de maior demanda, para orientar passageiros e organizar os fluxos.
As demais linhas de trens e metrô, concessionadas, operam normalmente, incluindo a Linha 10-Turquesa da CPTM, que é estatal, mas possui outra base sindical.
Segurança e fiscalização durante a greve
O Governo do Estado reforçou o policiamento preventivo no entorno das estações ferroviárias, terminais de transporte e locais de grande circulação. O objetivo é ampliar a sensação de segurança, prevenir ocorrências e apoiar o deslocamento da população. O policiamento de trânsito também foi intensificado para garantir a fluidez viária nas regiões afetadas.
Decisão do Tribunal Regional do Trabalho
O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinou que, durante a greve anunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil para esta terça-feira, seja mantida a operação de 80% do efetivo nos horários de pico e de 60% nos demais períodos nas linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM. Em caso de descumprimento, o TRT fixou multa diária de R$ 400 mil ao sindicato.
