Greve de ônibus na capital paulista é confirmada para esta sexta-feira, dia 6

34
Paese na Linha 9 Greve de ônibus
Foto: Sidnei Santos

Informação importante para você que utiliza os ônibus municipais de São Paulo! Saiba que nesta sexta-feira, dia 6 de setembro, haverá greve de ônibus municipais (das linhas gerenciadas pela SPTrans) na cidade.

A decisão pela greve foi tomada no final da tarde desta quinta-feira, dia 5 de setembro, pelo Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (Sindmotoristas).

Qual o motivo da greve de ônibus? Eu vou explicar. O sindicato da categoria é contra a redução da frota de ônibus da cidade (o que deve causar a demissão de 8.500 trabalhadores) e a retirada dos cobradores. Ainda tem mais um agravante, a Participação nos Lucros e Resultados da categoria que deveria ser paga até esta quinta-feira, não foi paga.

No período da manhã desta quinta-feira, o sindicato realizou um protesto em frente à Prefeitura de São Paulo, no Viaduto do Chá, exigindo uma reunião com o prefeito Bruno Covas, mas não foi atendido por ele.

Com isso, iniciou-se uma paralisação de ônibus no Centro e em vários terminais de ônibus da cidade, causando filas nos corredores de ônibus de avenidas importantes como Rebouças, Consolação, 9 de Julho e M’Boi Mirim.

No decorrer da tarde, as lideranças do sindicato conversaram com o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Edson Caram, e as reivindicações das categorias (que eu citei mais acima) não foram atendidas. O secretário disse que o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados deve ser realizado somente daqui 10 dias, o que causou muita indignação da categoria.

Um pouco depois das 17h, ainda reunidos em frente à Prefeitura de São Paulo, os membros do sindicato realizaram uma assembleia onde foi definido que os ônibus voltariam a circular no restante desta quinta-feira, para atender os passageiros na volta pra casa, entretanto nesta sexta-feira, dia 6 de setembro, a greve de ônibus municipais acontecerá a partir da meia-noite.

“Lamentamos que a situação tenha chegado a tal ponto, devido ao descaso do prefeito Bruno Covas com os trabalhadores em transportes e com a população. O gestor da maior cidade da América Latina e uma das maiores do mundo prioriza o transporte clandestino em detrimento ao transporte público. Então, não restou aos condutores outro caminho para defender seus direitos e empregos. Vamos à luta, vamos pra greve”, disse Valdevan Noventa, presidente licenciado do sindicato.

Na noite desta quinta-feira, a Prefeitura de São Paulo, emitiu um comunicado informando que conseguiu na justiça a determinação da circulação de 70% dos ônibus nesta sexta-feira, nos horários de pico. Confira abaixo o comunicado na íntegra.

“A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, informa que, para garantir o deslocamento da população nesta sexta-feira, 6 de setembro, data em que o sindicato da categoria manifestou intenção de paralisar a operação do serviço de transporte público, conseguiu decisão favorável à circulação da frota junto à Justiça do Trabalho.

Considerando que se trata de atividade essencial houve a determinação para que se mantenha o funcionamento de, no mínimo, 70% da circulação da frota nos horários de pico (06h às 09h e 16h às 19) e de 50% nos demais horários, sob pena de multa de R$ 100 mil por dia, no caso de descumprimento.”

Entretanto só saberemos na manhã desta sexta-feira, se o sindicato irá cumprir a decisão judicial que determina a circulação de 70% dos ônibus nesta sexta-feira, nos horários de pico, como de costume os sindicatos de transporte em últimas greves realizadas em São Paulo, não cumpriram decisões judiciais.

O Mobilidade Sampa estará acompanhando durante toda esta sexta-feira, dia 6 de setembro, a greve de ônibus municipais de São Paulo, as informações serão atualizadas em tempo real tanto em uma página especial em nosso site e também no Twitter.

Linhas do Metrô e da CPTM e ônibus da EMTU

Uma primeira informação importante que vale ressaltar que é dúvida de muitos passageiros, nesta sexta-feira, dia 6 de novembro, as linhas de trens do Metrô e da CPTM, além dos ônibus intermunicipais (gerenciados pela EMTU) vão funcionar normalmente, não haverá paralisação nessas empresas.

Nos horários de pico, nesta sexta-feira, a CPTM e o Metrô vão realizar uma operação especial para atender a alta demanda de passageiros, que deverá usar os trens para se deslocar pela cidade.

Rodízio Municipal de Veículos

Uma segunda informação importante pra quem roda de carro pela cidade de São Paulo! O rodízio municipal de veículos será suspenso nesta sexta-feira, dia 6 de setembro, durante todo o dia. Também será suspensa a Zona Máxima de Restrição a Fretados e liberado o uso gratuito das vagas de Zona Azul.

Considerações finais

Caso você queira enviar alguma informação ou tirar alguma dúvida, envie mensagem, fotos ou vídeos para o nosso Whatsapp (11) 96292-9448. Eu agradeço pela atenção de todos!

Mobilidade Sampa

Quer ficar informado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana?

Então curta nossa página no Facebook.

Siga o @mobilidadesampa no Twitter.

Siga o @mobilidadesampa no Instagram.

Visite a nossa loja virtual.

Fique tranquilo. Não enviamos spam, a sua privacidade será respeitada e você poderá sair facilmente quando desejar.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here