25.7 C
São Paulo
terça-feira, abril 16, 2024

CPTM, EMTU e Metrô divulgam balanços do primeiro trimestre

Nesta quarta-feira, dia 10 de abril, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e o Metrô de São Paulo divulgaram os balanços do primeiro trimestre de 2019 com as ações realizadas para atender os passageiros.

Você vai conferir abaixo um resumo dos balanços apresentados por cada empresa, além de informações sobre as obras de expansão.

CPTM

Linha 11-Coral

Na Linha 11-Coral, a CPTM realizou obras de energia para implantar integralmente o Expresso Leste até a cidade de Mogi das Cruzes. Sendo assim, as viagens da Estação da Luz a Estudantes agora podem ser feitas sem transferência na Estação Guaianases em todo o horário comercial. A medida deve beneficiar ao menos 230 mil passageiros que atualmente já utilizam o trecho.

Linha 13-Jade

Na Linha 13-Jade, o serviço Connect foi ampliado. Desde o dia 2 de abril, a CPTM oferece mais viagens entre as estações Engenheiro Goulart e Brás, sem a necessidade de realizar transferência entre trens na Linha 12-Safira.

Linha 10-Turquesa

Para atender os passageiros que saem da região do ABC ao Centro de São Paulo para se divertir e fazer compras aos sábados, foi criado o serviço Expresso Linha 10+. O serviço, na Linha 10-Turquesa, sai da Estação Santo André e vai até a Estação da Luz, todos os sábados.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

A partir deste sábado, dia 6 de abril, os moradores da região do ABC serão beneficiados com um novo serviço de trem expresso que funcionará aos sábados, no trajeto entre as estações Santo André e Luz. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ O trem expresso terá paradas nas estações intermediárias: São Caetano, Tamanduateí e Brás. O novo serviço, chamado Expresso Linha 10+, partirá da Estação Santo André às 7h, 8h e 9h. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Já as partidas da Estação da Luz, com destino a Santo André, ocorrerão às 12h, 13h e 14h. Sempre aos sábados. O serviço atenderá os passageiros que trabalham ou realizam atividades de compras e lazer no centro de São Paulo aos sábados. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ O percurso será feito por um trem de oito carros, com capacidade para até duas mil pessoas. #cptm #l10 #linha10 #linha10turquesa #abc #trem #expresso #rmsp #saopaulo #sampa #viagem #santoandre #tamanduatei #bras #saocaetano #saocaetanodosul #viagens #viajante #santoandrecity #santoandresp #abcmais #abcd #abcdmaior #transporte #ferrovia #sp #trilhos #estacao

Uma publicação compartilhada por Mobilidade Sampa (@mobilidadesampa) em

Frota de trens

A Linha 7-Rubi recebeu mais três novas composições, desde o início do ano. No total, do lote de 65 composições encomendadas pela CPTM, 61 composições já foram entregues para modernização das linhas 7-Rubi e 11-Coral.

Estação João Dias

As obras da futura Estação João Dias, na Linha 9-Esmeralda, serão bancadas por uma empresa que vai erguer um empreendimento imobiliário junto ao local. A iniciativa privada vai arcar com 75% dos custos. A parte do investimento que cabe ao Governo do Estado de São Paulo cobre desvios necessários na via para realização da obra.

CPTM recebe propostas para construção da Estação João Dias da Linha 9-Esmeralda

Modernização das estações

As estações estão sendo modernizadas, para atender melhor aos passageiros e oferecer condições de acessibilidade para quem precisa. Das 94 estações da CPTM, 62 estações já estão adaptadas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Com um investimento de cerca de R$ 630 mil, foram concluídas neste ano as obras de acessibilidade da Estação Mogi das Cruzes. O saguão foi ampliado e os passageiros contam com sanitário acessível, rampas com corrimão, piso tátil direcional e de alerta nas plataformas. Também foram feitos ajustes nas bilheterias com a ampliação do balcão.

As estações Jaraguá, Santa Teresinha, Guapituba, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Antônio Gianetti também estão em obras e até o fim deste ano terão o projeto de acessibilidade concluído.

Reconstrução da Estação Francisco Morato

A nova Estação Francisco Morato terá 6 mil m² de área construída, três plataformas, três elevadores, cinco escadas rolantes, dois acessos externos e passarela externa aberta 24 horas, contará com todos os itens de acessibilidade e será interligada com o terminal de ônibus municipal.

Obras da estação ferroviária de Francisco Morato serão retomadas ainda nesta semana

Ampliação da Linha 9-Esmeralda

A ampliação da Linha 9-Esmeralda até Varginha, no extremo sul da capital paulista, vai beneficiar moradores da Estrada dos Mendes e dos bairros Varginha, Vila Natal, Jardim Icaraí, Jardim São Bernardo e Conjunto Residencial Palmares.

CPTM altera a classificação das empresas que devem gerenciar a extensão da Linha 9-Esmeralda

A demanda é estimada em cerca de 110 mil passageiros por dia. As obras civis avançam e em breve será assinado o último contrato do empreendimento.

EMTU

Consórcio Intervias

O Consórcio Intervias incluiu no transporte metropolitano 30 ônibus zero quilômetro equipados com ar-condicionado. Com a renovação da frota, os passageiros que utilizam as linhas intermunicipais da Região Sudoeste (que inclui municípios como Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra e Taboão da Serra) têm mais conforto durante as viagens.

Linhas intermunicipais das viações Miracatiba e Pirajuçara receberam 30 novos ônibus com ar-condicionado

Os 30 ônibus do Consórcio Intervias foram comprados pelas empresas que compõem o grupo: 20 são ônibus urbanos e rodoviários da Viação Pirajuçara e 10 são ônibus urbanos da Viação Miracatiba. Na área de atuação desse consórcio são transportados em média 370 mil passageiros por dia.

Metra

A concessionária Metra incluiu no transporte metropolitano 25 ônibus zero quilômetro equipados com ar-condicionado. Com a renovação da frota, os passageiros que utilizam as linhas intermunicipais do ABC Paulista têm mais conforto durante as viagens.

A concessionária substituiu os ônibus urbanos convencionais por 25 ônibus articulados novos. Dobrando a capacidade de transporte na ligação entre a cidade de Diadema e o bairro do Brooklin, na capital paulista, o que permite menor tempo de espera para o embarque na linha.

25 novos ônibus articulados são entregues para o Corredor ABD

Os novos articulados têm 21 metros de comprimento, motor a diesel com menor índice de emissão de poluentes e são dotados de itens de conforto, como ar-condicionado, wi-fi e carregador USB. Os veículos são totalmente acessíveis, com plataforma elevatória para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Integração na Estação São Paulo-Morumbi

A EMTU promoveu em fevereiro a integração de quatro linhas metropolitanas à Estação São Paulo-Morumbi da Linha 4-Amarela de metrô. Com isso, cerca de 15 mil passageiros conseguem chegar mais depressa ao sistema metroferroviário.

Linhas intermunicipais 128 e 511 passam a contar com nova integração

VLT da Baixada Santista

Na Baixada Santista, a EMTU prossegue a licitação do segundo trecho do VLT. Ao todo, dez consórcios e empresas interessados em executar as obras enviaram propostas para participar do processo. Os documentos estão em análise pela equipe técnica de licitações.

Essa nova etapa do empreendimento envolve a ligação de 8 quilômetros entre Conselheiro Nébias e Valongo, em Santos. A estimativa é de que no futuro o VLT da Baixada Santista beneficie 70 mil passageiros por dia. Hoje o trecho em operação, entre o Terminal Barreiros, em São Vicente, e Porto de Santos, transporta 27,5 mil pessoas diariamente.

Campinas

Na Região Metropolitana de Campinas, foi fechado acordo com concessionária Bus+ para a compra de 140 ônibus novos, com ar-condicionado, que serão entregues até julho. Além disso, a concessionária vai instalar wi-fi em toda a frota.

METRÔ DE SÃO PAULO

Ampliação de horário na Linha 15-Prata

Os passageiros da Linha 15-Prata ganharam a ampliação do funcionamento do monotrilho nos deslocamentos diários entre Vila União e Vila Prudente. Em janeiro, o horário de atendimento das seis estações passou a ser das 4h40 até meia-noite – e até 1h, aos sábados.

Transporte de animais de estimação

Desde o dia 25 de janeiro, a liberação da entrada de animais de estimação de até 10 kg em toda a rede é permitida – desde que dentro de container específico e fora dos horários de pico. Essa era uma reivindicação antiga dos passageiros e foi prontamente atendida.

Estações da Linha 15-Prata na Avenida Sapopemba

O Metrô de São Paulo assinou o contrato de continuidade dos serviços das quatro estações da Linha 15-Prata na Avenida Sapopemba: Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus. A previsão é que as obras sejam concluídas ainda neste ano, com ciclovia e paisagismo ao longo de toda a rota do monotrilho, logo abaixo das vias suspensas.

Estação Jardim Colonial da Linha 15-Prata

Foi assinado contrato para o início da construção da Estação Jardim Colonial na Avenida Ragueb Chohfi e as obras serão iniciadas nos próximos dias. A entrega da estação está prevista para 2021.

Empresa responsável pela construção da estação Jardim Colonial é anunciada

Concessão da Linha 15-Prata

No mês de março, foi concedida à iniciativa privada toda a operação da Linha 15-Prata. O consórcio ViaMobilidade-Linha 15 venceu o leilão e vai operar a linha pelos próximos 20 anos.

CCR vence leilão de concessão da Linha 15-Prata do monotrilho

Linha 17-Ouro

O Metrô de São Paulo iniciou o processo de rescisão contratual com o consórcio CMI (Consórcio Monotrilho Integração), responsável por sistemas, vias e o fornecimento de trens. Essa iniciativa abre espaço para que um novo consórcio seja contratado e as obras avancem.

A construção da linha 17-Ouro, entre o Aeroporto de Congonhas e a Estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda da CPTM, segue em andamento, mas ganhará novo ritmo a partir dessa importante decisão administrativa.

Governo planeja entregar a Linha 17-Ouro do monotrilho até o final de 2022

Consultoria

O Metrô de São Paulo passou a realizar prestação de consultoria a outros estados brasileiros e até outros países, aproveitando o conhecimento adquirido ao longo de cinco décadas.

Isso é possível com a recente criação de uma diretoria comercial, que entre outras atribuições será responsável pela Metrô Consulting. A expertise do Metrô é mundialmente reconhecida no planejamento, construção e operação. Nesse processo de modernização de suas atividades, a companhia busca com essas iniciativas ampliar as receitas não tarifárias.

Concessão de terminais de ônibus

Foi lançado o edital de concessão de 13 terminais de ônibus, anexos a algumas estações. A ideia é conceder a operação e administração dos terminais. Além disso, será possível explorar a área comercialmente.

Estação Campo Belo

No dia 8 de abril foi inaugurada a Estação Campo Belo, concluindo a expansão da Linha 5-Lilás. São 17 estações em 20 quilômetros, ligando o Capão Redondo à Chácara Klabin.

Ao concluir a obra, o Governo do Estado de São Paulo lançou o compromisso de iniciar formalmente o projeto de ampliação da linha até o Jardim Ângela, no extremo sul da capital paulista.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS