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terça-feira, março 19, 2024

Concretagem da viga do pilar que rompeu no viaduto da Marginal Pinheiros é iniciada

O prefeito Bruno Covas e o secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Vitor Aly, vistoriaram nesta terça-feira, dia 15 de janeiro, o andamento das obras no viaduto da Marginal Pinheiros e acompanharam a concretagem da viga do pilar que rompeu.

O viaduto cedeu há exatos dois meses e a Prefeitura de São Paulo vem trabalhando para devolvê-lo à cidade o mais rápido possível, sem abrir mão de atender a rigorosas normas de segurança.

“Iniciamos hoje a recuperação de um dos pontos mais críticos do viaduto. Tudo segue dentro do cronograma e não há expectativa de prorrogar o prazo que foi dado inicialmente”, disse o prefeito Bruno Covas.

As obras realizadas pela Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras chegam à fase de recuperação da viga que cedeu (transversina). Além da concretagem, estão sendo reformados os dois pilares e construídos outros, para apoio. A estrutura da pista também está sendo recuperada em dois pontos. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em quatro meses.

obras viaduto
Foto: Leon Rodrigues/Secretaria de Comunicação

HISTÓRICO

Poucas horas após o incidente, no dia 15 de novembro de 2018, foi iniciado o escoramento de 120 dos 200 metros da parte da pista (tabuleiro) que cedeu. Todos os esforços de engenharia ficaram voltados para preservar a estrutura do viaduto. Ao lado do pilar sobre o qual a pista cedeu, foi feito outro de apoio, com três macacos hidráulicos, para aliviar o peso do tabuleiro.

Após 15 dias foi iniciada a bem sucedida operação para que fosse reerguida a estrutura. O processo, conhecido na engenharia como macaqueamento, foi concluído uma semana antes do previsto.

Foram utilizados seis macacos hidráulicos, cada um com capacidade para erguer 300 toneladas. A instalação dos equipamentos foi feita sobre um bloco de reação apoiado em dez estacas. Trabalharam na operação 60 operários e engenheiros da JZ Engenharia, empresa contratada em caráter emergencial para as obras do viaduto; 17 engenheiros, técnicos e topógrafos da São Paulo Obras, responsável pelo gerenciamento da obra.

Quatro técnicos da CPTM acompanharam a operação, já que durante o macaqueamento a linha 9-Esmerada teve a circulação de trens interrompida, para garantir a segurança dos passageiros.

obras em viaduto
Foto: Leon Rodrigues/Secretaria de Comunicação

MOBILIDADE

A Companhia de Engenharia de Tráfego interditou a pista expressa da Marginal Pinheiros, sentido Rodovia Castelo Branco, desde o dia 15 de novembro, para obras de recuperação.

Atualmente, apenas 2,9 km da pista expressa continuam totalmente bloqueados no sentido Rodovia Castelo Branco da Marginal Pinheiros, entre o Parque Villa Lobos e o acesso à Rodovia Castelo Branco, próximo ao Centro de Detenção Provisória de Pinheiros.

Além das intervenções na Marginal Pinheiros, outras ações foram tomadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes:

  • A Companhia de Engenharia de Tráfego reforçou a equipe de agentes de trânsito ao longo da Marginal Pinheiros. Na cidade há faixas de vinil e painéis móveis de mensagens variáveis orientando os motoristas sobre a interdição;
  • A SPTrans reforçou as equipes de fiscalização das faixas exclusivas de ônibus;
  • Rodízio municipal de veículos liberado na Marginal Pinheiros, sentido Rodovia Castelo Branco, entre a Avenida dos Bandeirantes e a Ponte dos Remédios. A medida favorece motoristas que já estão saindo da área de vigência do rodízio, para que não sejam autuados, caso se vejam retidos numa eventual lentidão;
  • Acordo com a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo para antecipação em três horas da abertura dos portões para os caminhões, criação de novas entradas e ampliação de cinco para 11 a quantidade de faixas de acesso de caminhões ao Entreposto; e implantação de mão-dupla de direção na Rua Xavier Kraus;
  • Reunião com taxistas que aceitaram oferecer desconto de 40% em corridas solicitadas pela plataforma SPTaxi que tenham origem ou destino na área afetada pela interdição. Liberação da circulação de táxis sem passageiros em três corredores exclusivos de ônibus, enquanto durarem as obras. Criação de cinco bolsões de estacionamento para embarque e desembarque de táxis em locais próximos aos trechos mais críticos e nas proximidades de estações e terminais de transporte público, para facilitar a integração entre modais;
  • Os aplicativos passaram a oferecer alternativas para auxiliar os deslocamentos da população durante o período de interdição da pista expressa da Marginal Pinheiros;
  • Manutenção da faixa exclusiva para ônibus na Marginal Pinheiros.

É importante destacar que os agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego mantêm plantão de 24 horas todos os dias da semana, para acompanhar o comportamento do trânsito e oferecer melhores condições de tráfego aos motoristas da via.

NOTÍCIAS

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