Trecho da Linha 9-Esmeralda da CPTM é interrompido entre as estações Pinheiros e Ceasa

A circulação dos trens está interrompida entre as estações Pinheiros e Ceasa por risco de queda de viaduto sobre a linha férrea

11335
Estação Pinheiros da Linha 9-Esmeralda
Foto: Divulgação/Apontador

Na madrugada desta quinta-feira, dia 15 de novembro, parte de um viaduto cedeu parcialmente na pista expressa da Marginal Pinheiros, sentido Rodovia Castelo Branco, na altura do Parque Villa Lobos. E como o viaduto que passa sobre a linha férrea corre o risco de desabamento, a CPTM atendeu ao pedido da Prefeitura de São Paulo e os trens da Linha 9-Esmeralda não circulam entre as estações Pinheiros e Ceasa, por medida de segurança.

A operação da Linha 9-Esmeralda é feita de forma parcial entre as estações Pinheiros e Grajaú e entre as estações Osasco e Ceasa. As estações Villa Lobos-Jaguaré e Cidade Universitária estão fechadas. Para garantir o atendimento aos passageiros da CPTM, a SPTrans acionou 30 ônibus do sistema Paese que estão em operação para fazer o deslocamento dos passageiros entre as estações Pinheiros e Ceasa.

O secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Vitor Aly, informou na manhã desta sexta-feira, dia 16 de novembro, que as vibrações geradas pelos trens estavam gerando movimentações no viaduto.

O diretor da CPTM, José Augusto Bissacot, informou para o portal G1 que o trecho interrompido na Linha 9-Esmeralda deve continuar, pelo menos, até a madrugada de quarta-feira, dia 21 de novembro, pois há um esforço conjunto do governo estadual com a Prefeitura de São Paulo para melhorar a estrutura do viaduto e permitir a circulação dos trens no trecho interrompido.

mapa da linha 9
Mapa da Linha 9-Esmeralda

O secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Vitor Aly, informou para a Rádio Bandeirantes que a estrutura do viaduto se movimentou e existe a possibilidade de ruína. O secretário ressaltou que irá diminuir o número de pessoas trabalhando nas obras de recuperação do viaduto para garantir a segurança.

Por conta da queda parcial do viaduto, a pista expressa da Marginal Pinheiros está bloqueada entre as pontes Transamérica e Jaguaré. No entanto, o motorista consegue acessar a pista expressa da Ponte Estaiada até a região da Ponte Eusébio Matoso, onde é realizado um desvio para a pista local.

O Nascimento Júnior estava na frente da Estação Ceasa por volta de 10h55 e registrou a grande quantidade de passageiros:

O Wellington também estava na frente da Estação Ceasa e registrou os passageiros embarcando nos ônibus do sistema Paese que partiam lotados:

Na frente da Estação Pinheiros a situação não era tão diferente da Estação Ceasa conforme no registro feito pelo CPTM Noticiando:

Os passageiros que saem de Osasco podem usar a Linha 8-Diamante como alternativa. Já os passageiros que precisam ir até Osasco, a alternativa é descer na Estação Hebraica-Rebouças e pegar um ônibus na Avenida Eusébio Matoso. As linhas de ônibus podem ser consultadas no site da EMTU ou da SPTrans.

Para quem utiliza o trecho entre as estações Pinheiros e Grajaú, a alternativa é utilizar a Linha 4-Amarela de metrô na Estação Pinheiros ou a Linha 5-Lilás de metrô na Estação Santo Amaro, esta última que agora tem conexão com as linhas 1-Azul e 2-Verde nas estações Santa Cruz e Chácara Klabin, respectivamente.

No site da CPTM é possível consultar o simulador de trajetos, selecionando a estação de origem e destino, para ser exibida uma sugestão de rota nas linhas da CPTM e do Metrô.

A Linha 9-Esmeralda transporta em média cerca de 600 mil passageiros por dia útil. A linha é a segunda mais movimentada entre as sete linhas da CPTM.

NOTÍCIAS

Acompanhe as últimas notícias sobre a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, acessando a seção CPTM.

MOBILIDADE SAMPA

Quer ficar informado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana?

Então curta nossa página no Facebook.

Siga o @mobilidadesampa no Twitter.

Use a hashtag #mobilidadesampa no Instagram.

Fique tranquilo. Não enviamos spam, a sua privacidade será respeitada e você poderá sair facilmente quando desejar.

Deixe seu comentário

comentários

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here