A partir deste sábado, dia 18 de agosto, quem embarcar na Estação Moema da Linha 5-Lilás passará a pagar a tarifa no valor de R$ 4,00. A estação também passará a funcionar aos domingos, já neste fim de semana, porém o horário de funcionamento permanecerá reduzido das 9h às 16h, todos os dias.
A Estação Moema foi inaugurada no dia 5 de abril e desde o começo de junho estava funcionando somente de segunda a sábado das 9h às 16h sem cobrança de tarifa.
Agora os passageiros que utilizam esta estação aguardam ansiosamente para que passe a funcionar em horário integral, porém isso só deve acontecer quando as futuras estações AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin forem entregues.
O trecho entre as estações Moema e Eucalpitos continuará operando em horário reduzido, para a finalização de equipamentos e sistemas. “A operação nesse formato segue o padrão internacional para a abertura de novas estações. O horário de operação desse trecho será ampliado gradativamente até chegar ao funcionamento pleno, das 4h40 à meia-noite, como no restante da linha e rede metroviária”, informa o Metrô.

Próximas inaugurações da Linha 5-Lilás
As quatro novas estações AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin já tiveram inúmeros adiamentos de inauguração, a última promessa foi de serem inauguradas neste mês de agosto, porém já estamos praticamente caminhando para o fim de agosto e nenhum sinal de inauguração.
Entretanto durante o encontro do Grupo de Líderes Empresariais o secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, disse em entrevista à Rádio Jovem Pan de São Paulo que as inaugurações devem ocorrer em um mês.
“Na sexta-feira, nós vamos decidir qual é a estratégia, mas eu acredito que no máximo em um mês nós teremos as quatro estações em funcionamento. Não temos adiamento, o que temos é um grande esforço, principalmente a Estação Santa Cruz, que tem um número muito grande de escadas rolantes, são 43, é mais que um shopping center. Nós vamos ter todo o cuidado. Temos já o ‘ok’ da Bombardier para operar em termos de sistema, temos os trens, então está tudo em ordem. Nós esperamos já ao final da semana que vem termos a estratégia, mas com certeza estaremos no máximo em um mês, as quatro estações em operação”, disse Clodoaldo Pelissioni.
Linha 5-Lilás
Desde o dia 4 agosto, a ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás. O contrato com o Governo do Estado de São Paulo, assinado em 5 de abril, permite à concessionária a operação e manutenção da linha por 20 anos, prorrogáveis por mais 10 anos.
A ViaMobilidade espera transportar 800 mil pessoas diariamente quando a linha for concluída, em 17 estações, que serão percorridas por 34 trens.