24 C
São Paulo
quarta-feira, abril 24, 2024

ViaMobilidade assume a operação da Linha 5-Lilás de Metrô

A partir deste sábado, dia 4 de agosto, a Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo, que atualmente liga a Estação Capão Redondo à Estação Moema, passa a ser operada pela ViaMobilidade. A concessionária administrará a linha pelos próximos 20 anos, segundo contrato com o governo do Estado de São Paulo. Os colaboradores da ViaMobilidade fizeram um treinamento dado pelo Metrô de São Paulo que durou 120 dias.

A concessionária ViaMobilidade faz parte do consórcio formado pelo Grupo CCR e a RuasInvest Participações. O seu logotipo se assemelha ao da concessionária ViaQuatro, que opera a Linha 4-Amarela, esta que faz parte do consórcio formado pelo Grupo CCR, RuasInvest Participações e Mitsui & Co. Ltda.

Abaixo eu reuni algumas informações sobre a ViaMobilidade como setor de Achados e Perdidos, canais de atendimento, declaração de atraso, site da concessionária (status da linha, roteirizador, perguntas e respostas, envio de currículo, publicidade e espaços comerciais), bicicletas, trens, atividades culturais, concessão e estações da Linha 5-Lilás. Continue lendo.

ACHADOS E PERDIDOS

Para facilitar a recuperação de objetos, a linha tem seu próprio setor responsável por organizar e armazenar os bens perdidos pelos passageiros. A seção de Achados e Perdidos fica na Estação Adolfo Pinheiro, localizada na Avenida Adolfo Pinheiro, 301, no bairro de Santo Amaro e funcionará de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h.

CANAIS DE ATENDIMENTO

A ViaMobilidade disponibiliza diversos canais de comunicação com os passageiros. Para apoio personalizado, o passageiro pode recorrer à Central de Atendimento pelo telefone 0800 770 7106, de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, e aos sábados e domingos, das 8h às 18h.

Outros canais de atendimento são a Ouvidoria, setor que recebe reclamações e sugestões pelo e-mail ouvidoria@viamobilidade.com.br, e a seção Fale Conosco no site oficial da ViaMobilidade. A concessionária ainda não está presente nas redes sociais, diferentemente do Metrô de São Paulo que têm forte presença nas principais redes sociais.

viamobilidade
Foto: Reprodução/Site ViaMobilidade

DECLARAÇÃO DE ATRASO

Falhas ou problemas na operação estão sujeitos a acontecer como falha em trem, falha em equipamento de via, presença de usuário na via. Caso alguns destes problemas ou falhas causem atrasos a compromissos dos passageiros, é possível solicitar Declaração de Atraso na página Declaração de Ocorrências no site da ViaMobilidade, para download e impressão.

declaração viamobilidade
Foto: Reprodução/Site ViaMobilidade

SITE DA VIAMOBILIDADE

O site da ViaMobilidade, divulga o status da Linha 5-Lilás e das demais linhas do Metrô (1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata), incluindo a Linha 4-Amarela (administrada pela concessionária ViaQuatro) e das sete linhas da CPTM.

status das linhas via mobilidade
Foto: Reprodução/Site ViaMobilidade

A ferramenta soma-se a outras funcionalidades do site, como o roteirizador, que permite traçar rotas e obter orientação sobre deslocamentos no sistema de transporte metropolitano.

sua viagem viamobilidade

No site também têm uma seção de perguntas e respostas sobre: acessibilidade, publicidade e espaços comerciais, informações gerais, serviços, paraciclos e trens.

Os interessados em enviar o seu currículo para concorrer a oportunidades de emprego na ViaMobilidade, acesse a seção Trabalhe Conosco, no site da concessionária.

Para locar espaços ou anunciar nas estações da Linha 5-Lilás entre em contato com a Gestão Comercial enviando um e-mail para comercial@viamobilidade.com.br.

ATIVIDADES CULTURAIS

Neste sábado, dia 4 de agosto, para marcar o início da operação, a ViaMobilidade vai apresentar o grupo Sambaranda, sexteto vocal que recria canções de compositores brasileiros e internacionais.

A apresentação acontece na Estação Largo Treze, das 13h às 14h. O grupo volta a se apresentar no dia 6 de agosto na Estação Santo Amaro e no dia 8 de agosto, volta à Estação Largo Treze. As apresentações acontecem no mesmo horário.

Além de música, as estações também terão programação de mostras fotográficas, apresentações de dança e projetos de incentivo à saúde e ao esporte ao longo da concessão.

BICICLETAS

O embarque de bicicletas nas estações da Linha 5-Lilás é permitido de segunda a sexta-feira, a partir das 20h30, e aos sábados, a partir das 14h. Nos domingos e feriados, o embarque é liberado o dia inteiro.

As estações Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Alto da Boa vista, Borba Gato, Brooklin e Eucaliptos da Linha 5-Lilás são equipadas com paraciclos.

TRENS

A Linha 5-Lilás conta com 34 modernos trens divididos em duas frotas.

  • A frota F tem oito trens fabricados em 2001 pela parceria entre as empresas Alstom, CAF, Adtranz e Siemens. Os oito trens da frota F estão passando por uma modernização para retornar as suas atividades na linha em breve, na Rede Noticiando tem mais informações a respeito desta modernização.
  • Já a frota P, conta com 26 trens, fabricados em 2015 pela empresa CAF.

​Atualmente, em horário de pico, estão em operação 16 trens, com intervalo de 180 segundos. Com a inauguração das novas estações serão inseridos novos trens na linha.​

CONCESSÃO DA LINHA 5-LILÁS

Em janeiro de 2018, o Governo do Estado de São Paulo outorgou à ViaMobilidade a concessão das linhas 5-Lilás do Metrô e 17-Ouro do Monotrilho. Desde o início de abril, os colaboradores da concessionária realizaram treinamentos técnicos, de campo e de operação supervisionada pelo Metrô de São Paulo e, a partir deste sábado, dia 4 de agosto, a ViaMobilidade assume a operação completa da linha.

Com 12 estações em funcionamento e mais cinco em construção, a Linha 5-Lilás, quando concluída, terá capacidade para transportar cerca de 850 mil passageiros por dia útil, ligando bairros com o centro expandido de forma rápida e eficiente.

nova estação eucaliptos
Estação Eucaliptos (Foto: Metrô de São Paulo)

ESTAÇÕES DA LINHA 5-LILÁS

A Linha 5-Lilás conta com 12 estações em operação: Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro, Largo Treze, Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Eucaliptos e Moema. As estações funcionam de domingo a sexta-feira, das 4h40 à meia-noite, e aos sábados, das 4h40 até 1h da madrugada. Exceto a Estação Moema em operação assistida de segunda a sábado, das 9h às 16h.

Conforme assinado no contrato, a ViaMobilidade fará a ampliação de áreas na Estação Santo Amaro para melhor atender a demanda de passageiros na interligação com a Linha 9-Esmeralda da CPTM.​

estação santo amaro linha 5
Estação Santo Amaro (Foto: Mastrangelo Reino/A2img)

Em quatro estações, os passageiros podem fazer integração com terminais de ônibus municipais e intermunicipais: na Estação Campo Limpo, com o Terminal Campo Limpo; na Estação Giovanni Gronchi, com o Terminal João Dias; na Estação Santo Amaro, com o Terminal Guido Caloi; na Estação Largo Treze, com o Terminal Santo Amaro.

Terminal Santo Amaro
Terminal Santo Amaro da SPTrans (Foto: Márcio Pinho)

Quando estiver totalmente concluída pelo Governo do Estado de São Paulo, com a entrega das estações Campo Belo, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin, a linha terá 20,1 quilômetros. As estações AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin devem ser entregues neste mês de agosto e a Estação Campo Belo deve ser entregue em dezembro deste ano.

Com o funcionamento pleno da linha, estima-se que serão transportados 800 mil passageiros por dia útil, ligando a região periférica do Capão Redondo ao centro expandido, na Vila Mariana, passando pelo distrito de Santo Amaro e pelos bairros do Brooklin e de Moema. Além disso, a linha passa por áreas movimentadas, com complexos hospitalares, centros empresariais e polos comerciais.

SOBRE A VIAMOBILIDADE

A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção da linhas 5-Lilás do Metrô e 17-Ouro do Monotrilho.

LINHA 5-LILÁS

A Linha 5-Lilás é constituída pelo trecho entre as estações Capão Redondo e Chácara Klabin, no total de 17 estações, com interligação para a Linha 9-Esmeralda da CPTM na Estação Santo Amaro, para a Linha 1-Azul do Metrô na Estação Santa Cruz e para a Linha 2-Verde do Metrô na Estação Chácara Klabin.

LINHA 17-OURO

Já a Linha 17-Ouro, quando concluída pelo Governo do Estado de São Paulo, ligará a Estação Morumbi à Estação Jardim Aeroporto, contando com oito estações, além de integração com a Linha 5-Lilás na Estação Campo Belo e com a Linha 9-Esmeralda da CPTM na Estação Morumbi.

Quando a linha estiver em funcionamento pleno, estima-se que serão transportados 100 mil passageiros por dia útil, locomovendo-se em 17 trens.

AVALIAÇÃO

A ViaMobilidade será avaliada por seus serviços pelo Governo do Estado de São Paulo. Além de verificar a manutenção de estações, trens e serviços prestados, também haverá uma pesquisa semestral, realizada por uma instituição independente, que entrevistará os passageiros para avaliar o Índice de Satisfação do Usuário.

LEIA TAMBÉM

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS