Estações AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin da Linha 5-Lilás devem ser inauguradas em agosto

0
501
Obras Estação Santa Cruz Linha 5-Lilás
Obras da Estação Santa Cruz da Linha 5-Lilás (Foto: Rede Noticiando)

As novas estações AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin da Linha 5-Lilás que estavam previstas para serem inauguradas neste mês de julho, vão sofrer novos atrasos. Segundo o Metrô de São Paulo, as dificuldades nas obras ocasionaram os atrasos das novas estações.

Agora as quatro estações têm entrega prevista para o mês de agosto, porém sem data definida. Já a Estação Campo Belo, última estação da linha que será entregue, têm prazo de entrega previsto para o mês de dezembro deste ano.

Na Estação Santa Cruz, os passageiros poderão fazer transferência com a Linha 1-Azul, já na Estação Chácara Klabin, os passageiros poderão fazer transferência com a Linha 2-Verde, facilitando o deslocamento dos passageiros que residem na Zona Sul e desafogando as transferências com as linhas 9-Esmeralda da CPTM na Estação Santo Amaro e 4-Amarela na Estação Pinheiros.

Sobre os atrasos nas obras, o Metrô informa que “todas as construções de grande porte exigem altos investimentos e tempo considerável, pela dimensão e complexidade das obras, que podem sofrer intercorrências como demora na obtenção de licenças ambientais e complicações em processos desapropriatórios, ou até mesmo o abandono das obras pelas empreiteiras, as obras metroviárias estão sujeitas não somente a estas variáveis, mas também à crise econômica que se instalou no Brasil nos últimos anos”.

Sendo assim, as novas estações serão entregues sob a gestão da concessionária ViaMobilidade, que irá assumir a operação plena da linha a partir do dia 4 de agosto, o contrato assinado em abril terá a duração de 20 anos.

Lembrando que quando as estações forem inauguradas, a Estação Moema que atualmente está em operação assistida em horário reduzido das 9h às 16h, deve passar a funcionar em horário integral das 4h à meia-noite.

A nova Estação AACD-Servidor fica ao lado da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), entidade que é referência nacional em tratamento e reabilitação de crianças, jovens e adultos com deficiência física e também ao lado do Hospital do Servidor Público Estadual.

Já a Estação Hospital São Paulo fica ao lado do Hospital São Paulo que também é considerado um dos melhores centros formadores de profissionais de saúde.

Ainda sobre a Estação Santa Cruz, a estação contará com 43 escadas rolantes distribuídas nos 41 metros de profundidade. A estrutura das portas de plataformas já estão instaladas.

EXPANSÃO

A expansão da Linha 5-Lilás do Metrô começou em fevereiro de 2014 com a inauguração da Estação Adolfo Pinheiro, até então funcionava apenas o trecho entre as estações Capão Redondo e Largo Treze. Após mais de 3 anos, foram inauguradas as estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin em setembro de 2017.

A Estação Eucaliptos foi inaugurada em março deste ano e no mês seguinte foi inaugurada a Estação Moema.

#usuariosmetrosp #spsobretrilhos #linha5lilas #viladasbelezas

Uma publicação compartilhada por Alexandre Almeida (@adealma11) em

O traçado da expansão da Linha 5-Lilás percorre importantes avenidas da Zona Sul, oferecendo para a população acesso a diversos centros comerciais e outros hospitais além dos três já citados acima como: Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro, Hospital Alvorada, Hospital Edmundo Vasconcelos, Hospital Santa Cruz, Hospital Sepaco e outros centros especializados para tratamento como APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e Lar São Francisco.

OBRAS

No canal do Metrô de São Paulo no YouTube, o último vídeo mostrando as obras das estações Chácara Klabin, Santa Cruz, Hospital São Paulo, AACD-Servidor e do Pátio Guido Caloi foi divulgado em maio. Assista abaixo na íntegra.

https://www.youtube.com/watch?v=gaL1qYxPU3E

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO