19.7 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Governo estadual contratará empresa para realizar projeto da Linha 19-Celeste do Metrô para Guarulhos

O Governo do Estado de São Paulo contratará neste ano uma empresa que será responsável pela realização do projeto que definirá o traçado de mais uma linha de metrô que chegará a Guarulhos. A Linha 19-Celeste deve permitir o deslocamento dos guarulhenses até a região do Campo Belo, na Zona Sul da capital paulista.

A informação foi dada pelo novo secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni. Segundo ele, ocorreu uma Manifestação de Interesse Privado para a elaboração do projeto e o governo estadual estudará a possibilidade de licitar a obra num futuro próximo. No entanto, desde 2012 o governo estadual já havia informado a intenção em realizar a obra.

A Manifestação de Interesse Privado se refere ao procedimento na qual a iniciativa privada poderá trabalhar na estruturação de projetos de infraestrutura, em especial Parcerias Público-Privadas, bem como em suas modelagens, englobando, além do desenvolvimento do projeto, a apresentação de estudos técnicos, econômico-financeiros, jurídicos e outros.

O ramal é uma das ligações propostas com características de linhas diametrais, com grandes extensões que visam promover integrações com regiões opostas. Projeções do governo estadual prevêem a Linha 19-Celeste em operação no ano de 2022.

A obra estaria dividida em duas fases. A 1ª fase com as estações Tancredo Neves, Guarulhos, Castelo Branco, Vila Endres e Dutra, em Guarulhos; e Parque Novo Mundo, Jardim Japão, Curuçá, Vila Maria, Catumbi, Pari, Mercado, São Bento, Anhangabaú, Jaceguai, Bela Vista e Brigadeiro, na capital paulista.

Já a segunda fase concluiria a ligação com as estações Jardim Paulista, Assembleia Legislativa, Itaim Bibi, Juscelino Kubitscheck, Alvorada e Campo Belo.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS