Com pouco mais de três meses desde que foi lançado, o Circular Luzitinha, serviço de micro-ônibus com tarifa zero em Santo André, transportou 70 mil passageiros. A iniciativa mudou a vida da população do Jardim Santo André, promovendo mais mobilidade, segurança e inclusão social, além de facilitar o dia a dia com transporte onde a locomoção é mais restrita.
“Alcançar esta marca mostra que o Luzitinha atende a uma necessidade real da população. O projeto leva mobilidade para moradores que, durante muitos anos, ficaram sem acesso ao transporte público por viverem em ruas estreitas e comunidades de difícil acesso”, destaca o prefeito Gilvan Ferreira.
O serviço entrou em operação em 29 de abril e foi criado pela Prefeitura para atender comunidades do Jardim Santo André, onde ônibus convencionais têm dificuldade de circulação por conta de ruas estreitas e vielas. O Luzitinha leva os moradores até o Terminal Vila Luzita, ponto estratégico de interligação com outras linhas municipais.
Luzitinha: mobilidade e inclusão social no Jardim Santo André
“O Circular Luzitinha já faz parte da rotina de milhares de famílias, e a Prefeitura segue com a avaliação do serviço para aprimorar a operação. Estamos acompanhando o percurso, os horários e a qualidade do atendimento, além de ouvir os moradores para identificar possíveis ajustes”, reforça o secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote.
Itinerário e funcionamento
O trajeto inicial da linha contempla a avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, estrada do Pedroso, rua Renascer, rua da Conquista e rua dos Missionários. O percurso tem aproximadamente seis quilômetros e conta com nove pontos de parada, sendo sete deles localizados dentro das comunidades do Jardim Santo André.
O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 5h às 22h, e aos domingos e feriados, das 7h às 15h.