Na semana do Dia Nacional do Livro, linhas de trens e metrô recebem doação de 400 obras

“Todos estamos matriculados na escola da vida, onde o mestre é o tempo”, já dizia a poetisa goiana Cora Coralina (falecida em 1985), imortalizada por meio de suas obras literárias, que se juntarão a outros escritores brasileiros nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, e 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos. Em comemoração ao Dia Nacional do Livro, celebrado neste domingo (29/10), as estações recebem, ao todo, 400 livros doados, que estarão à disposição gratuitamente aos passageiros para aquisição ou troca.

A partir desta segunda-feira (30/10), as linhas 4-Amarela e 5-Lilás, operadas pela ViaQuatro e ViaMobilidade respectivamente, receberão 100 livros cada uma, que serão distribuídos nas 28 estações de ambos os sistemas. As obras literárias serão doadas pela Global Editora, com escritores como Marcos Rey, Sérgio Vaz, Eduardo França, Bartolomeu Campos de Queirós, Cecília Meireles, Manuel Bandeira e outros.

Já as estações das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda receberão 200 livros, com distribuição dividida para os dois serviços, por meio de doações realizadas pela Mar Mar Gráfica e Editora Ltda. À disposição dos passageiros, estão títulos nacionais de diversos gêneros literários.

Além de transportar os passageiros à imaginação por meio das letras, a campanha também visa incentivar a troca de livros, doando aqueles já lidos e retirando outros exemplares, assim promovendo a solidariedade. Dessa forma, o intuito do projeto é ir além do incentivo à leitura, trabalhando a cidadania e a interação entre pessoas por meio da troca de obras literárias e histórias.

As estações contam com caixas dos projetos “Leitura na ViaQuatro” (na Linha 4-Amarela) e “Leitura na ViaMobilidade” (linhas 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda), que receberão os livros. Entre os estilos, os passageiros poderão pegar diversas obras da literatura brasileira, títulos infantis, romances, crônicas, contos, poesias e outras. As estações de metrô ficam abertas diariamente, das 4h40 à meia-noite, enquanto que o horário dos trens é das 4h à meia-noite.