O Governo de São Paulo iniciou os trabalhos para a implantação da Linha 22-Marrom do Metrô, com a realização de sondagens de solo em Cotia. Essa etapa marca o começo dos estudos técnicos para viabilizar a construção da linha que ligará Cotia e Osasco à estação Sumaré, na Linha 2-Verde, na Zona Oeste da capital paulista.
Trabalho de sondagem para a Linha 22-Marrom do Metrô
As sondagens consistem na perfuração do solo para coleta de dados geológicos e geotécnicos, essenciais para identificar as características do terreno. Essas informações definem os métodos construtivos, os equipamentos e as soluções de engenharia adequadas para a futura linha subterrânea. A atividade ocorre na área do Complexo do Ginásio de Esportes de Cotia e representa o início concreto dos estudos técnicos.
Atualmente, a futura linha encontra-se na fase de contratação do Projeto Básico, que detalha tecnicamente a implantação e antecede a contratação das obras. Paralelamente, o projeto avança com a aprovação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). A Licença Ambiental Prévia já foi solicitada, e novas sondagens serão realizadas nos próximos meses em diferentes pontos do traçado, consolidando a base técnica necessária para a evolução do projeto.
Características e funcionamento da linha
Totalmente subterrânea, a Linha 22-Marrom do Metrô terá cerca de 29 quilômetros de extensão e 19 estações, conectando os municípios de Cotia e Osasco à estação Sumaré, na Linha 2-Verde. O projeto prevê integração com outras linhas do sistema sobre trilhos e atenderá cerca de 650 mil passageiros por dia.
O tempo médio estimado de viagem entre Cotia e a capital paulista será de 42 minutos. Imagens computadorizadas já mostram como será a estação USP-Praça do Relógio, uma das estações previstas para a linha.
Essas informações reforçam o avanço do Governo de São Paulo na expansão do sistema metroviário, com foco na Linha 22-Marrom do Metrô, que promete melhorar a mobilidade na Região Metropolitana de São Paulo.