ViaQuatro divulga balanço de fluxo de passageiros no pré-Carnaval

Concessionária transportou mais de um milhão de passageiros nos dias 23 e 24 de fevereiro, que representa um recorde no período desde o início da operação da Linha 4-Amarela

19
de passageiros Estações Universidade de São Paulo Estação Butantã operação especial
Estação Butantã da Linha 4-Amarela (Foto: Eduardo Silva)

A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, informa que transportou 1.113.923 milhão de passageiros no último fim de semana pré-Carnaval, que corresponde aos dias 23 e 24 de fevereiro.

O número representa 17% a mais em relação ao mesmo período do pré-Carnaval do ano passado e considerado recorde de pessoas transportadas em um fim de semana desde o início da operação da Linha 4-Amarela.

No sábado, dia 23 de fevereiro, foram transportados mais de 683 mil passageiros, 91% a mais em relação a um sábado comum e 5% a mais em comparação com o primeiro dia de pré-Carnaval de 2018.

No domingo, dia 24 de fevereiro, foram transportados mais de 430 mil passageiros, número 97% superior a um domingo normal e 42% maior ao mesmo período do ano passado.

Ações durante o fim de semana

Durante a tarde de sábado, dia 23 de fevereiro, a concessionária fechou temporariamente as estações Fradique Coutinho e Faria Lima em razão ao grande fluxo de pessoas que participaram dos blocos na região do Largo da Batata e Rua dos Pinheiros.

A medida foi necessária para preservar a segurança dos passageiros e garantir a prestação de serviços para os demais passageiros que utilizavam a linha.

No domingo, dia 24 de fevereiro, a ViaQuatro realizou o embarque por acesso único, conforme previamente planejado para compatibilizar a entrada de passageiros com a capacidade de processamento dos bilhetes nas estações Faria Lima, Fradique Coutinho, Pinheiros, Paulista e Higienópolis.

Estratégia especial para o feriado

A ViaQuatro manterá a estratégia especial para atender ao fluxo de passageiros no período de Carnaval, que será adotada pelos próximos seis dias de folia, que correspondem ao Carnaval e pós-Carnaval, assim como realizou no último fim de semana.

A operação contará com 22 trens em funcionamento das 10h às 20h. Além disso, de acordo com o movimento, a oferta poderá ser maior, com a inclusão de trens reservas.

São aproximadamente 550 colaboradores atuando nas estações e interior dos trens, uma ampliação de 100% no quadro de funcionários em comparação a um fim de semana normal.

Para a organização de embarque e desembarque nas estações com maior volume de passageiros, a concessionária está adotando a estratégia de entrada e saída por acessos diferentes, garantindo, assim, maior fluidez ao movimento de passageiros pelas estações.

A iniciativa também conta com a implantação de bolsões, que são áreas delimitadas por grades, para controlar o acesso de passageiros em estações com grande demanda e assim certificar que a entrada do público seja realizada de acordo com a capacidade de processamento dos bilhetes pelos bloqueios.

Por meio de orientação dos agentes de atendimento e segurança, a comunicação com os usuários seguirá reforçada durante as próximas duas semanas. Vídeos e mensagens sonoras estão sendo transmitidos dentro dos trens e estações, para conscientizar o respeito aos demais passageiros e às regras de segurança, como não acionar indevidamente os dispositivos de emergência.

Para evitar filas nas bilheterias, a concessionária também orienta os foliões a comprarem antecipadamente seus bilhetes de metrô.

Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Atendimento pelo telefone 0800 770 7100, de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h e aos sábados e domingos, das 8h às 18h. Outros canais de comunicação também estão à disposição dos passageiros, como o e-mail ouvidoria@viaquatro.com.br da Ouvidoria e o Fale Conosco.

LEIA TAMBÉM

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here