24.3 C
São Paulo
segunda-feira, março 18, 2024

EMTU: Estudantes podem solicitar ou revalidar o Cartão BOM Escolar 2019 a partir de 7 de janeiro

Começa no dia 7 de janeiro de 2019 o prazo para que os estudantes interessados em utilizar o Passe Livre e a Meia Tarifa em 2019 preencham os formulários de requisição ou revalidação. O pedido desse benefício a ser usado nas linhas intermunicipais da EMTU deve ser realizado aqui.

Quatro dias antes, no dia 3 de janeiro, as instituições de ensino iniciarão o cadastramento de estudantes e professores que desejam usar o benefício no transporte intermunicipal no ano letivo de 2019. O processo é realizado pelo site da EMTU e é necessário para viabilizar a requisição do aluno.

A venda de créditos eletrônicos (Meia Tarifa) e a validação da cota a ser feita mensalmente (Passe Livre) estarão disponíveis a partir do dia 1º de fevereiro.

Novidades

A partir de 2019, as escolas devem informar a data de conclusão de curso de seus alunos. Esse dado tem que constar no cadastro do estudante e poderá ser visualizado por ele na requisição. No caso de qualquer informação divergente, a correção deverá ser solicitada à secretaria da instituição de ensino.

Os requisitantes também devem prestar atenção nos documentos que passam a ser obrigatórios neste ano. No caso da primeira solicitação do benefício, é necessário que os interessados enviem uma foto 3 por 4 recente, acompanhada da cópia do Documento de Identidade (frente e verso), além dos outros documentos listados no site.

No caso da revalidação, também é necessário o envio de uma foto 3 por 4 atual e da documentação informada no portal. A diferença é que, para quem for revalidar, é possível substituir a cópia do Documento de Identidade pela cópia da Carteira Nacional de Habilitação (ambos frente e verso).

Em 2018, a solicitação dos cartões ou carteiras foi aprimorada e passou a ser feita por meio digital. Desta forma, todos os documentos são digitalizados e anexados no momento em que o formulário online estiver sendo preenchido.

A dica é que o estudante já deixe essa documentação salva em um arquivo no computador para agilizar o processo de envio das imagens à EMTU.

Quem tem direito?

Para solicitar o Passe Livre por baixa renda, o interessado deve acessar o site, preencher o formulário de cadastramento com a composição de renda familiar, situação ocupacional e rendimento de cada membro da família, e encaminhar a documentação exigida na legislação que comprove as informações.

Se a renda per capita for inferior a 1,5 salário mínimo, o cadastro é concluído e é gerado o boleto no valor de R$ 21,35 (dezembro de 2018). Se não preencher os requisitos, a solicitação pode ser feita para a Meia Tarifa com o pagamento do mesmo valor.

Tem direito ao Passe Livre ou à Meia Tarifa nas linhas intermunicipais somente o estudante que residir em um município e estudar em outro.

O professor pode requisitar a Meia Tarifa se residir em um município e lecionar em outro da mesma região metropolitana.

Estudantes e professores têm direito à cota mensal de 48 viagens para o Passe Livre e de 50 viagens desde fevereiro, e em dezembro, devido às férias escolares, será oferecida meia cota para o Passe Livre e 30 viagens por linha para a Meia Tarifa.

Todas as informações sobre a concessão do benefício estão disponíveis aqui.

Passe Livre e Meia Tarifa 2018 em números

Em 2018 quase 160 mil alunos (Passe Livre ou Meia Tarifa) e professores (Meia Tarifa) tiveram seu benefício emitido ou revalidado nas cinco regiões metropolitanas do Estado de São Paulo:

EMTU

Acompanhe todas as notícias sobre a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), acessando a seção EMTU.

Mobilidade Sampa

Quer ficar informado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana?

Então curta nossa página no Facebook.

Siga o @mobilidadesampa no Twitter.

Use a hashtag #mobilidadesampa no Instagram.

Fique tranquilo. Não enviamos spam, a sua privacidade será respeitada e você poderá sair facilmente quando desejar.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS