Nos últimos finais de semana, o Metrô vêm realizando testes com os novos trens da frota P, da fabricante espanhola CAF, na Linha 5-Lilás (trecho Capão Redondo-Adolfo Pinheiro), na Zona Sul. Neste domingo (12) a linha ficou paralisada entre 4h40 e 17h em razão de testes dos novos trens, porém após às 17h os testes continuaram a ser realizados com passageiros dentro dos trens.
Os novos trens da frota P, possuem tecnologia avançada e está repleto de novidades, contém salão contínuo (passagem livre entre os carros), sistema de ar condicionado muito bom (com climatizador intenso), sinalização sonora automática (indicadores nas portas sobre qual delas irá abrir, se alguma está isolada e de atenção), bancos normais iguais aos das demais séries do Metrô, espaço interno um pouco maior e mapa eletrônico indicando as estações. Na sinalização automática nas portas, caso alguma venha apresentar problema acenderá no visor um X (na cor vermelha) em cima da porta. Quando a porta abre, aparece uma seta verde (indicada para baixo).
Os testes com passageiros seguirão sendo realizados aos finais de semana de forma gradativa, isso vai depender do bom funcionamento do CTBC (Controle de Trens Baseado em Comunicação) na linha 5-Lilás. Portanto, aos finais de semana os novos trens seguirão em fase de testes com ou sem passageiros.
A intenção é que os novos trens rodem aos finais de semana de forma gradativa, já que três novas estações (Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin) estão previstas para serem inauguradas no segundo semestre deste ano e com isso há necessidade deles. Com os novos trens da frota P rodando e o novo sistema de controle em funcionamento, os intervalos diminuiram bastante e o passageiro conferiu pessoalmente neste domingo (12). Neste domingo diminuiu o intervalo de 5 minutos que ocorre com os trens da frota F, para 3 minutos, cerca de 3 minutos e 30 segundos (com isso o intervalo caiu cerca de 1 minuto e 45 segundos em média) lembrando que este foi o primeiro teste dos novos trens com passageiros, na próxima semana este intervalo poderá diminuir mais um pouco.
Conheça o novo trem da frota P da linha 5-Lilás realizando testes com passageiros dentro, fizemos uma transmissão exclusiva em uma de nossas páginas no Facebook (https://www.facebook.com/metrospnoticiando) que trata sobre assuntos do Metrô, estivemos a bordo do trem P19, assista:
Vale ressaltar que esta não foi uma entrega oficial, técnicos do Metrô estiveram dentro da composição acompanhando os testes. Um detalhe curioso é que apesar do longo tempo em que os trens (alguns encapados) ficaram encostados no pátio e vias auxiliares, estão com “cheiro de novo”, alguns porém estavam com muita poeira na máscara. Os assentos são um pouco “duros” mas não causa desconforto. O ar condicionado é excelente e durante a viagem os passageiros ficaram admirados com o novo trem e comentaram bastante a respeito e ficaram se perguntando qual será o destino dos trens da frota F. Neste domingo (12) estiveram rodando seis novos trens da frota P, durante a transmissão via Facebook Live, vimos ao menos os trens P10, P11, P12, P13 e P15.
O trem também conta com painéis informativos e estava circulando com operador na cabine, de forma gradativa a intenção é rodarem mais trens novos da frota P em um menor espaço de tempo.
Testes aos finais de semana
Nos últimos finais de semana o Metrô vem interditando a Linha 5-Lilás aos sábados a partir das 22h até o final da operação. E também aos domingos entre 4h40 e 17h. Durante o período das interdições, os passageiros são atendidos gratuitamente por ônibus do sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que circulam entre as estações Capão Redondo e Adolfo Pinheiro. Os usuários da Linha 9-Esmeralda da CPTM, que fazem transferência gratuita para o Metrô na Estação Santo Amaro, também são atendidos pela estratégia. Já as linhas de ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) são remanejadas das estações Capão Redondo e Campo Limpo para a Estação Santo Amaro.
Novas estações
No dia 4 de fevereiro quando o governador Geraldo Alckmin esteve visitando a Estação Brooklin, ele anunciou que três novas estações serão entregues em julho (Brooklin, Borba Gato e Alto da Boa Vista), seis estações até o final de 2017 (Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin) e a décima (Campo Belo) em 2018.
Em julho, mais 26 trens estarão em circulação nas três novas estações, somados aos oito atuais.
Atualmente, a Linha 5-Lilás transporta cerca de 270 mil passageiros/dia, no trajeto entre as estações Capão Redondo e Adolfo Pinheiro. São 9,3 quilômetros de extensão e sete estações: Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro, Largo Treze e Adolfo Pinheiro.