Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro abre à população

Funcionamento será entre 6h e 21h, de segunda a sexta-feira

338
Metrô do Rio de Janeiro Jogos Olímpicos Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro
Foto: Divulgação

A Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, que liga Ipanema à Barra da Tijuca, foi aberta para toda a população na manhã desta segunda-feira, dia 19 de setembro.

Após o sucesso das operações olímpica e paralímpica, foi possível estender o planejamento, que, inicialmente, seria das 11h às 15h, e oferecer a linha entre 6h e 21h, de segunda a sexta-feira.

Para acessar as estações Jardim Oceânico, São Conrado, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz, o passageiro terá a opção de utilizar os cartões do MetrôRio, Bilhete Único Carioca, Bilhete Único Intermunicipal ou comprar a passagem unitária na estação.

“Todas as nossas premissas foram confirmadas durante a operação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, permitindo ampliar o horário já nesta primeira etapa de funcionamento. Disponibilizar o trajeto à população também nos horários de pico, tanto de manhã quanto à tarde, vai facilitar a ida ao trabalho e a volta para casa, melhorando a qualidade de vida de milhares de pessoas”, disse o secretário de Transportes, Rodrigo Vieira.

No início da operação comercial, os trens da Linha 4 circularão de forma independente da Linha 1 e será necessário fazer transferência na Estação General Osório, acessando a nova linha até às 21h.

O trajeto entre as estações Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, e General Osório, em Ipanema, é percorrido em cerca de 15 minutos. Não é necessário pagar outra passagem.

Novas expansões

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, juntamente com a concessionária, planeja novas expansões na operação da linha já nos meses de novembro e dezembro.

A operação plena da Linha 4, entre 5h e meia-noite e também nos fins de semana, acontecerá até o fim de 2016, quando 300 mil pessoas deverão ser transportadas diariamente, segundo demanda estimada.

Cerca de 2 mil veículos deverão deixar de circular por hora em cada sentido no eixo Ipanema – Barra da Tijuca.

Deixe seu comentário