Detran São Paulo promove ações educativas na Semana Nacional de Trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) promoverá uma série de ações dentro da Semana Nacional de Trânsito 2016, que vai do próximo domingo (18/9) até o seguinte (25/9). Serão eventos na capital e em cidades do interior voltados a discutir e conscientizar a população sobre as melhores práticas para um trânsito seguro e humano.

Estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito reúne anualmente os órgãos de trânsito de todo o país, sempre de 18 a 25 de setembro, para promover um debate sobre o tema.

Além das ações de cunho educativo, 18 operações do Programa Direção Segura, ação integrada de fiscalização da Lei Seca que reúne o Detran.SP e as polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, serão realizadas em 17 cidades do Estado.

“Educação para o trânsito é uma parte muito importante nas atribuições do Detran.SP. São com essas ações de conscientização das pessoas sobre riscos e boas práticas que vamos prevenir acidentes e salvar vidas no trânsito”, afirma Neiva Aparecida Doretto, diretora-vice-presidente do Detran.SP.

Confira as outras ações:

Minuto de Silêncio – De forma conjunta, às 12h (horário de Brasília), todas as unidades do Detran.SP e do Poupatempo vão paralisar o atendimento ao público para fazer um minuto de silêncio. A ideia é prestar uma homenagem aos mais de 40 mil brasileiros que morrem nas ruas e estradas brasileiras todos os anos. A ação é uma iniciativa da Associação Nacional dos Detrans e inclui todos os departamentos de trânsito do país.

Clube do Bem-te-vi – Criado em 1990, o Clube do Bem-te-vi, programa educativo do Detran.SP em parceria com a Polícia Militar, fará palestras para cerca de 2.000 crianças de 10 escolas na capital. As aulas serão da terça (23) à sexta (23) no Comando de Policiamento de Trânsito, da Polícia Militar, na rua Visconde de Parnaíba, 2.334, Brás.

Jaguariúna Rodeo Festival – Durante a tradicional festa do peão de Jaguariúna, haverá campanha de conscientização. Dentro do Red Park, o Detran.SP e a Agência de Transporte do Estado de São Paulo vão promover ações como o “berrante bafômetro”, uma blitz educativa que alerta sobre os perigos da mistura de bebida e direção, e o simulador de direção. A cidade também terá outdoors da campanha “Em festa de peão, acidente não”, além de ações de fiscalização. O Jaguariúna Rodeo Festival ocorre às sextas (16 e 23) e aos sábados (17 e 24).

Paulínia – Em parceira com a Guarda Municipal de Paulínia, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, o Detran.SP promoverá ações educativas no município. Serão quatro blitze, da sexta (19) à quinta (22), em que os motoristas e passageiros receberão orientações sobre prevenção de acidentes e segurança no trânsito. Já na sexta (23), a ação será feita com etilômetros (os conhecidos bafômetros) e, além do caráter educativo, também terá a fiscalização de infrações.

Dia Mundial Sem Carro – O Detran.SP vai recomendar a todos os seus funcionários e colaboradores que, em 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro, deixem o automóvel de lado. A sugestão vale tanto para veículos próprios quanto para os que estão a serviço do órgão. A ideia é que, nesse dia, eles utilizem outras formas para se deslocarem, como transporte público, bicicleta ou mesmo a pé. O Dia Mundial sem Carro nasceu na França em 1997 e foi aos poucos adotado por várias cidades do mundo para levantar a discussão sobre a importância da mobilidade urbana.

Vida, dê preferência – Todas essas ações educativas fazem parte do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, do qual do Detran.SP é um dos integrantes. Lançado em 2015 pelo Governo do Estado de São Paulo, o programa tem como objetivo reduzir pela metade as mortes nos acidentes de trânsito até 2020. A inspiração foi a Década de Ação Pela Segurança Viária, estabelecida pela Organização das Nações Unidas para chamar atenção para a violência no trânsito.

Para que a meta seja alcançada, o Governo intensificou esforços em educação no trânsito, segurança das vias e veículos, além de gestão nas respostas para acidentes. Criou também o Infosiga SP, um grande banco de dados sobre acidentes que vai auxiliar na elaboração de políticas públicas relacionadas à segurança no trânsito.

Deixe um comentário