Há quatro anos, um grande evento movimentou a Estação Osasco das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, na região metropolitana. Com a presença do governador Geraldo Alckmin e de políticos que disputariam a Prefeitura de Osasco naquele ano, a estação recebia a primeira escada rolante da história entre outras estruturas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) no município.
Também foram entregues novos trens e inaugurada uma passarela que ligaria o centro à zona norte da cidade, trajeto que antes era feito por túneis perigosos e desgastados que assustavam no período da noite e quando chovia. Mas, em meio a festa, o corte da fita de inauguração e as selfies (que ainda não tinham esse nome) com o governador, algo ficou de lado, e não era algo assim pequeno. Era só uma plataforma.
Terminada a fanfarra, os moradores ficaram contentes com a escada e o acesso para deficientes, porém, quem anda pela estrutura até hoje vê do outro lado do trilho uma obra paralisada, com as estruturas construídas sem cobertura e com peças de concreto largadas ao lado.
Alguns imaginaram que dali surgiria mais uma linha de trem, além das duas linhas que atendem hoje a cidade (Linha 8-Diamante que atende o trecho Itapevi-Júlio Prestes) e a (Linha 9-Esmeralda que atende o trecho Osasco-Grajaú). O problema é que, com os terrenos em volta, não seria possível criar um trilho adicional que saísse da estação.
Em 2013, a CPTM explicou que o objetivo de mais uma plataforma visava atender melhor a demanda de usuários. Mesmo assim, o que era para aprimorar esse atendimento, ficou paralisado. Outros aspectos da reforma também empacaram. As plataformas têm fios soltos com uma aura de improviso.
A Companhia afirma que as obras de ampliação foram interrompidas em decorrência de uma disputa judicial entre a CPTM e a empresa contratada. Diz ainda que em junho os impedimentos legais para a rescisão do contrato foram afastados e que começará a desenvolver os processos necessários para uma nova licitação, para conclusão da obra.
Com isso, a inauguração de 2012 era apenas uma parte da obra que, hoje, não tem prazo para terminar. “Na primeira fase da obra, que compreendeu construção de aproximadamente 8.000m² de área, foram implantados dois novos acessos, instalados elevadores, novas escadas rolantes e bicicletário, além da reurbanização do entorno da estação”, cita a CPTM.
* Texto reproduzido originalmene na Agência Mural