20.7 C
São Paulo
sábado, maio 18, 2024

Chuva forte causa transtornos na região do ABC

A forte chuva que caiu na tarde desta segunda (15) no ABC provocou vários alagamentos, em várias cidades tiveram ocorrências como queda de árvores, deslizamentos de terra e até muros derrubados pela força da água.

São Bernardo do Campo

Em São Bernardo, foram registrados pontos de alagamento nas seguintes vias: Rua Marechal Deodoro com Avenida Francisco Prestes Maia, Rua Santa Filomena com Travessa Marechal Deodoro, Rua dos Feltrins, no bairro Demarchi.

Rua dos Vianas, em São Bernardo (Foto: @DGABC)

De acordo com a Defesa Civil foram registradas ocorrência de queda de muro na Rua Tiradentes (Santa Terezinha) e alagamentos na Rua Ana Lelite da Silva (Capelinha) e Rua Senador Francisco de Menezes Pimentel (Santa Terezinha), todas sem vítimas.

A Avenida Winston Churchill estava completamente parada, assim como a Avenida Fagundes de Oliveira. Havia pontos de alagamento na Rua Jurubatuba, que tinha tráfego com lentidão em toda a via. A parte do Corredor ABD que passa pela cidade também apresentava trânsito pesado.

Alameda Glória, Centro de São Bernardo (Foto: @DGABC)

Mauá

Em Mauá, a Prefeitura informou que havia pontos sem energia elétrica nos bairros Feital, São João, Jardim Kennedy e Parque São Vicente. Ainda no Jardim São João, a água avançou pela Avenida Barão de Mauá.

A Defesa Civil de Mauá informou que entre 14h30 e 17h, a média pluviométrica na cidade era de 43 mm. Quando o índice chega a 30 mm, a Coordenadoria de Defesa Civil já decreta estado de alerta para alagamentos, ou seja, choveu bem mais que o normal para a época. De acordo com os dados pluviométricos, os maiores índices de chuvas foram registrados no Capuava (62mm), Parque das Américas (61mm) e Jardim Paranavaí (53mm). Em outras regiões, os números foram o seguintes: Zaíra (32mm), Oratório (12mm), Anchieta (11mm) e Feital (9mm).

Ônibus não conseguiu passar pela Av. João Ramalho, perto da Prefeitura de Mauá (Foto: Tiago Oliveira)
Água invadiu comércio na Av. João Ramalho; à esquerda, homem tenta atravessar água segurando nas grades (Foto: Tiago Oliveira)
Rio Tamanduateí estava perto de transbordar e alagar a Av. do Estado na altura do Sam’s Club, em Santo André, por volta das 15h40 (Foto: Marcelo de Paula)

A cidade teve os seguintes pontos de alagamentos intransitáveis:

Rua Rio Branco, na altura do Viaduto da Saudade, Avenida Barão de Mauá na altura do Jardim Maringá, Avenida Barão de Mauá na altura do Jardim Itapeva, Avenida Presidente Castelo Branco próximo do Sesi, Avenida Presidente Castelo Branco no cruzamento com a Avenida Washington Luiz, Avenida Presidente Castelo Branco na altura do cruzamento com a Rua Claúdio Savietto, Avenida Capitão João próximo da entrada do Jardim Guapituba e Avenida Dona Benedita Franca da Veiga na altura da UBS Feital.

A Avenida João Ramalho, via de ligação com Santo André, ficou inundada nas proximidades da Prefeitura. O piscinão que fica próximo não deu conta e a água invadiu a via e também estabelecimentos comerciais no entorno. Carros estacionados em frente ao Fórum ficaram boiando e o trânsito foi interrompido.

A lama atingiu a Avenida Dona Benedita Franca da Veiga, na região do Feital; região do Morro do Macuco, próximo do CRAS; Rua Roberto Stela, no Jardim Zaíra 6. Também foram registradas três ocorrências de quedas de árvores, no Jardim Hélida, Jardim Bom Recanto e Chácara Maria Aparecida.

Algumas das principais vias estavam intransitáveis, como a Avenida Barão de Mauá, Avenida Dom José Gaspar, Avenida Capitão João e Avenida Presidente Castelo Branco.

Estação Rodoviária de Mauá (Foto: ABCD Maior)

A Secretaria de Saúde do Governo do Estado informou que foram suspensos todos os atendimentos da AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Mauá. A unidade vai necessitar de limpeza após ser tomada pela enchente causada pela chuva desta segunda-feira.

Centro de Mauá (Foto: @DGABC)

Santo André

Na Avenida dos Estados, na região do Bairro Jardim Alzira Franco, um ponto de alagamento foi registrado pela Defesa Civil de Santo André.

O Rio Tamanduateí ultrapassou o limite da via e alagou o trecho próximo à Avenida Sorocaba. O Córrego Tijuco Preto também transbordou e alagou o encontro da Avenida Capuava com a Rua Leonardo da Vinci.

Foram quatro pontos de enchente, incluindo a Avenida dos Estados (nos trechos próximo a Avenida Sorocaba e também no cruzamento com a Avenida André Ramalho); Avenida Capuava; Rua Aravi; e na Avenida Maurício de Medeiros, com queda de uma passagem de pedestre, sem vítimas.

Av. João Ramalho liga Santo André a Mauá. (Foto: Tiago Oliveira)
Em Santo André, vento quebrou árvore ao meio na Av. XV de Novembro, no Centro. (Foto: Marcelo de Paula)
Avenida dos Estados, em Santo André (Foto: @DGABC)

A Avenida das Nações, no Parque Capuava, ficou completamente alagada no trecho próximo ao supermercado Coop. Um vídeo postado no Facebook mostra que se formou uma forte correnteza no local.

A Avenida Giovanni Batista Pirelli apresentava lentidão em toda sua extensão, assim como a Avenida Dom Pedro I, que também tinha tráfego congestionado.

Além disso teve duas quedas de árvore: uma na Avenida XV de Novembro e outra na Rua César de Menezes (Homero Thon) sobre um veículo. Um deslizamento de terra aconteceu na Rua Pôr do Sol, região do Cata Preta, sem vítima.

Ainda em Santo André, o muro de um conjunto habitacional caiu na Rua Asa Branca, no Jardim Alzira Franco, sem causar vítimas.

De acordo com o Semasa, o Parque Miami foi o bairro que recebeu maior volume de chuva, com 86mm. No Recreio da Borda do Campo são 72mm. Os dois bairros estavam em estado de alerta para risco de deslizamento. No Jardim Rina, que fica próximo ao Alzira Franco onde um muro caiu, foram registrados 60mm.

Diadema

Em Diadema a Avenida Alda mostrava trânsito intenso, assim como a Rua Álvares Cabral.

São Caetano do Sul

O alagamento do Córrego dos Meninos, na Avenida Guido Aliberti, em São Caetano, arrastou três pessoas no início da noite. O ponto do desaparecimento foi no encontro com a Estrada das Lágrimas, próximo à divisa com a cidade de São Paulo. Duas delas conseguiram se salvar e uma senhora teve de ser levada para atendimento médico. O Corpo de Bombeiros junto com uma equipe da Defesa Civil de São Caetano estão à procura da vítima ao longo das margens do Córrego Ribeirão dos Meninos.

Os pontos de alagamento foram na Avenida Guido Aliberti com a Avenida Lions Clube e na Avenida Guido Aliberti da Praça Mauá até a Estrada das Lágrimas. Também houve a queda de um galho de árvore sobre um carro estacionado na Rua Giovanni Thomé. O galho danificou a fiação elétrica, e a Eletropaulo foi acionada para providenciar o conserto.

Havia trânsito pesado nas ruas Amazonas e Baraldi.

CPTM

O excesso de água também afetou a circulação dos trens da Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que deixaram de circular entre as estações Santo André e Rio Grande da Serra pouco antes das 15h00. Às 15h55 a circulação ficou interrompida entre as estações Santo André e Guapituba.

O percurso foi realizado gratuitamente por ônibus disponibilizados nas estações durante a paralisação dos trens.

Às 17h15 com o fim da interdição a linha seguia operando com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações Santo André e Rio Grande da Serra.

Por volta de 21h05 a circulação dos trens entrou em processo de normalização na linha 10-Turquesa.

Trens deixaram de circular, a Estação de Mauá ficou lotada (Foto: Tiago Oliveira)
Usuários de trem que estavam na estação Ribeirão Pires também não tinham para onde ir (Foto: Carlos Carvalho)
Alagamento dos trilhos da CTPM em Mauá (Foto: ABCD Maior)

* Com informações dos portais ABCD Maior, Repórter Diário e Diário do Grande ABC

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS