23.2 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

Prefeitura aguarda laudos para definir se vai demolir o Viaduto Santo Amaro

A Prefeitura de São Paulo depende de laudos técnicos da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) para definir se vai demolir ou reformar o Viaduto Santo Amaro, na Zona Sul da capital. Os documentos devem ser apresentados até o fim desta semana. A estrutura foi danificada após um acidente envolvendo dois caminhões que causou uma explosão e fogo na Avenida dos Bandeirantes, no trecho sob o viaduto, na madrugada de sábado (13).

O Viaduto Santo Amaro continua bloqueado nos dois sentidos, por tempo indeterminado, para a passagem de veículos. O acesso de pedestres está permitido.

Um escoramento metálico foi colocado sob a estrutura no fim de semana como medida de segurança enquanto a Prefeitura define o que será feito no local. O viaduto também foi lavado com hidrojato para remover restos de concreto soltos devido ao incêndio.

Quanto aos danos, o departamento jurídico irá avaliar se cabe ressarcimento por parte do motorista que causou o acidente.

Trânsito e desvios

Três faixas, em cada sentido da Avenida dos Bandeirantes, foram liberadas na madrugada desta segunda-feira (15). A via segue interditada por uma faixa de cada sentido, usada para a instalação de uma estrutura de sustentação do viaduto.

A Avenida dos Bandeirantes é importante ligação entre a Marginal Pinheiros e o sistema Anchieta-Imigrantes, que leva o motorista para o litoral Sul de São Paulo. Também possibilita o acesso para o Aeroporto de Congonhas e ao Corredor Norte-Sul e é um dos principais caminhos para quem vem ou vai para o ABC.

Já o Viaduto Santo Amaro continua bloqueado para veículos nos dois sentidos, por tempo indeterminado. Um escoramento metálico foi colocado sob o viaduto como medida de segurança. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) também indicou desvios para quem segue pela Avenida Santo Amaro:

Avenida Santo Amaro (sentido Bairro/Centro)

Seguir pela Avenida Vieira de Morais, Avenida Vereador José Diniz/Avenida Ibirapuera, acessar a Avenida Imarés, depois a Alameda Jurupis, Avenida Moaci, retornar para a Avenida Ibirapuera (sentido Centro/bairro), acessar a Avenida Cotovia e acessar a Santo Amaro.

Avenida Santo Amaro (sentido Centro/Bairro)

Seguir pela Rua Prof. Vaia de Abreu, à esquerda na Rua Nova Cidade, Rua Alvorada, à esquerda na Rua Manuel Dutra, Avenida dos Bandeirantes (sentido Imigrantes), Rua Guaraiúva. A partir desse ponto, os veículos com destino à Avenida Santo Amaro poderão entrar à esquerda na Rua Kansas ou na Rua Nebraska.

Como opção de desvio pela Avenida dos Bandeirantes, a CET orienta que os motoristas em direção à Marginal Pinheiros, usem como alternativas as avenidas Roberto Marinho, Ceci e Indianópolis. No sentido Imigrantes, os motoristas podem optar pelas avenidas Padre Antônio José dos Santos, Guaraiúva ou Roberto Marinho.

Mudança no itinerário de ônibus

A SPTrans organizou desvios de itinerários para as linhas de ônibus que trafegam pelo trecho. Ao todo, são 25 linhas que circulam pelo local do acidente na Avenida dos Bandeirantes, altura do viaduto Santo Amaro:

(5111-10) Terminal Santo Amaro – Terminal Parque Dom Pedro II
(5131-10) Cidade Ademar – Terminal Parque Dom Pedro II
(5154-10) Terminal Santo Amaro – Terminal Princesa Isabel
(516N-10) Jardim Miriam – Praça Dom Gastão
(637G-10) Grajau – Pinheiros
(637G-51) Jardim Eliana – Pinheiros
(637J-10) Vila São José – Pinheiros
(637P-10) Terminal Santo Amaro – Terminal Pinheiros
(6400-10) Terminal João Dias – Terminal Bandeira
(6414-10) Socorro – Terminal Bandeira
(6418-10) Real Parque – Brooklin Novo
(6418-31) Real Parque – Brooklin Novo
(6422-10) Vila Cruzeiro – Terminal Bandeira
(6450-10) Terminal Capelinha – Terminal Bandeira
(6450-21) Terminal Capelinha – Itaim Bibi
(6450-51) Valo Velho – Terminal Bandeira
(6500-10) Terminal Santo Amaro – Terminal Bandeira
(6505-10) Terminal Guarapiranga – Terminal Bandeira
(669A-10) Terminal Santo Amaro – Terminal Princesa Isabel
(6913-10) Terminal Varginha – Terminal Bandeira
(6913-21) Terminal Varginha – Itaim Bibi (Circular)
(709G-10) Terminal Guarapiranga – Itaim Bibi
(7550-10) Terminal Santo Amaro – Metrô Santa Cecília
(856R-10) Lapa – Socorro
(N701-11) Terminal Santo Amaro – Terminal Parque Dom Pedro II (noturna)

Os semáforos foram substituídos, a fiação e sinalização de solo foram refeitas. Os ônibus atravessam a Avenida dos Bandeirantes pela pista lateral do viaduto, nos dois sentidos. Agentes da CET permanecerão no local para orientar e monitorar o trânsito. Faixas de orientação também foram colocadas no entorno do viaduto.

Fonte: G1 São Paulo

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS