Depois de pesquisar e constatar que seus pais não têm o costume de pedalar pelas ruas de São Paulo, alunos da escola Santi resolveram construir bicicletários no bairro onde estudam, o Paraíso (zona sul).
Para isso, criaram uma campanha de financiamento coletivo, e arrecadaram mais do que o esperado: foram R$ 2.265 em um mês, sendo que a meta era conseguir R$ 2.160.
As recompensas iam de adesivos e correntes para bikes a um manual de como montar seu próprio bicicletário criado pelas crianças.
Depois de uma análise do bairro, os alunos decidiram que serão seis espaços para estacionar as magrelas, um dentro da escola e cinco em estabelecimentos comerciais. Hoje existem dez bicicletários públicos anexos a estações de metrô na cidade, segundo o Metrô de São Paulo.
Para não atrapalhar a passagem de pedestres –exigência que está prevista em lei–, as crianças vão construir a engenhoca apenas com duas pequenas barras de ferro, que serão fixadas nas paredes.
O projeto faz parte de um curso extracurricular que discute soluções para problemas urbanos locais, e pode ser acompanhado pelo Facebook.
Fonte: Folha de São Paulo