É estudante e possui gratuidade ou passe livre no transporte público de São Paulo? Para garantir seu benefício no próximo ano letivo procure a instituição de ensino e peça que enviem os dados da sua matrícula à SPTrans, órgão que regula os benefícios na capital paulista.
Após ter seus dados enviados pela instituição de ensino, acompanhe o status do pedido no site da SPTrans. O login e senha são os já cadastrados na plataforma quando solicitou o benefício pela primeira vez.
Uma vez aceito, pague a taxa de revalidação. A SPTrans irá disponibilizar um boleto no valor de 7 tarifas vigentes.
Hoje, é possível também pagar pela internet sem a necessidade de imprimir boletos. Pelo aplicativo OnBoard e o chatbot Bipay, este no Facebook Messenger, estudantes fazem o cadastro e inserem o número do seu Bilhete Único de estudante.
Entre os serviços disponíveis estará o pagamento da taxa de revalidação. Desse jeito, o pagamento pode ser feito por cartão de crédito.
É importante lembrar que as cotas só estarão disponíveis para compra (ou apenas uso, no caso do passe livre) a partir de 1º de fevereiro. Como em anos anteriores, o benefício para estudantes não pode ser usado durante meses de férias.
Veja abaixo uma ilustração da SPTrans que simplifica o passo a passo que estudantes devem tomar para garantir acesso gratuito ou com meia tarifa no transporte público em 2019:
Estudante, fique ligado! Solicite à sua unidade de ensino que nos envie os seus dados de matrícula para 2019.
A partir de 10/01 será possível revalidar o benefício para este ano. Acompanhe: https://t.co/hE5wyogFlF pic.twitter.com/HVlBSslu7l
— São Paulo Transporte (@sptrans_) 8 de janeiro de 2019