Um vídeo divulgado pelo perfil SP Sobre Trilhos viralizou nas redes sociais, mostrando seguranças do Metrô de São Paulo imobilizando um homem na plataforma da estação Corinthians-Itaquera da Linha 3-Vermelha. O incidente ocorreu na tarde desta terça-feira, 30 de abril de 2024.
Segundo relatos, o motivo da intervenção foi o fato de o indivíduo ter embarcado no transporte público sem pagar a passagem e ter agredido fisicamente dois agentes durante a abordagem. Nas imagens registradas, é possível observar o homem sendo contido por vários seguranças, enquanto a Polícia Militar oferece apoio à ação. Testemunhas presentes no local também registraram a cena.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
De acordo com o Metrô de São Paulo, o episódio teve início na estação Artur Alvim, quando o detido pulou a catraca e, mesmo após ser advertido, recusou-se a efetuar o pagamento da tarifa. A equipe de segurança foi acionada e identificou que o indivíduo seguiu em direção à estação Itaquera, onde foi abordado pelos agentes, desencadeando a confusão.
Em comunicado oficial, o Metrô informou: “Os agentes de segurança do Metrô detiveram na tarde desta terça-feira (30) e encaminharam para a delegacia uma pessoa que burlou a entrada no sistema (não pagante) e agrediu funcionários da empresa. O detido burlou o sistema na estação Artur Alvim, se recusou a voltar após orientação e foi monitorado em seu trajeto até a estação Itaquera. Ao sair do trem, agrediu um dos seguranças e foi contido para ser levado até a delegacia para registro do Boletim de Ocorrência. Todas as atuações dos agentes de segurança do Metrô são analisadas pela empresa e qualquer desvio será objeto de apuração disciplinar.”
Por sua vez, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) confirmou o registro de um Boletim de Ocorrência por ameaça a funcionários da companhia, classificando o ocorrido como lesão corporal. O indivíduo, identificado como um homem de 28 anos, foi apresentado na Delegacia do Metropolitano (DELPOM) na Barra-Funda.
“Ao todo, três funcionários do Metrô, com idades entre 39 e 52 anos, foram ameaçados pelo suspeito. O incidente teve início na Estação Artur Alvim, onde três pessoas foram flagradas atravessando as catracas sem efetuar o pagamento da passagem. Mesmo após solicitação para retornarem e regularizarem a situação, o trio prosseguiu viagem em direção a Itaquera. Na estação final, um deles foi detido e conduzido à delegacia. O caso foi registrado como lesão corporal e ameaça pela Delegacia do Metropolitano (Delpom), que solicitou perícia”, afirmou a SSP.
Confira o vídeo abaixo: