19.5 C
São Paulo
domingo, maio 19, 2024

CPTM estabelece como meta prioritária a instalação do CBTC na Linha 10-Turquesa

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) delineou a modernização do sistema de sinalização e energia como uma das metas prioritárias para a Linha 10-Turquesa. A empresa pretende avançar com a implantação do sistema Communication Based Train Control (CBTC) até 2024.

O CBTC é um sistema de sinalização baseado principalmente na comunicação por rádio, permitindo maior flexibilidade operacional através de blocos móveis e reduzindo consideravelmente os intervalos e a distância entre trens.

Devido à natureza completa da renovação do sistema existente (ATC), os testes serão mais profundos, envolvendo a lógica de segurança do sistema, equipamentos de bordo e sistema de comunicação de dados.

Segundo o Relatório Integrado 2023 recentemente publicado pela estatal, estão previstas várias metas para a implantação do novo sistema de sinalização de trens em 2024:

  1. Fabricação e teste dos intertravamentos da sinalização CBTC.
  2. Fabricação e teste dos equipamentos da sinalização CBTC.
  3. Fabricação e teste de equipamentos de telecomunicação do CBTC.

Paralelamente à implantação do CBTC, a CPTM estabeleceu duas metas para melhorias no sistema de energia:

  1. Entregar a nova cabine seccionadora de Utinga.
  2. Assinar o contrato para a nova Subestação Santo André.
Plano de metas da CPTM (Foto: Reprodução/Relatório Integrado 2023)

A implantação da subestação Santo André proporcionará reforço de energia ao trecho, enquanto a cabine seccionadora em Utinga garantirá a segurança e estabilidade do conjunto elétrico de alta tensão.

Segundo o plano de metas e compromissos que consta no relatório integrado da CPTM, todas essas intervenções devem ser concluídas até 2026.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Igor Roberto
    Igor Robertohttps://noticiando.net/
    Paulistano, empreendedor e pai. Formado em gestão pública e graduando em Direito. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana e o transporte público. É o redator de conteúdo dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@grupopln.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS