Em meio à pandemia do novo coronavírus, as prefeituras das cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Ribeirão Pires, Mauá e Diadema, no ABC Paulista, anunciaram a liberação do estacionamento rotativo. Confira abaixo as informações.
Santo André
O prefeito de Santo André, Paulo Serra, anunciou a liberação do estacionamento rotativo na cidade por 30 dias, a partir de quarta-feira, dia 18 de março. Desta data em diante, a Zona Azul não precisará ser paga pelos motoristas que estacionarem os veículos nas vagas demarcadas nas ruas.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
“Não é para a gente estimular a ida no centro da cidade e locais com rotativo, mas pelo menos facilita para as pessoas se deslocarem sem contato com outras. A quem puder, facilita para ir de carro em vez de usar o transporte público, que acaba sendo um tipo de aglomeração”, afirmou o prefeito.
Os parquímetros, equipamentos que realizam a liberação de uso das vagas exclusivas, estarão desligados e programados para que os motoristas não consigam realizar o pagamento das taxas.
“A empresa Hora Park, que faz o gerenciamento do serviço na cidade, já foi notificada e tomou as medidas pertinentes já nesta quarta-feira”, garantiu a gestão municipal.
São Bernardo do Campo
A Prefeitura de São Bernardo do Campo anunciou a suspensão da cobrança de Zona Azul na cidade, a partir de quinta-feira, dia 19 de março, entretanto não foi divulgado um prazo para que a medida seja encerrada.
O estacionamento rotativo em São Bernardo do Campo é monitorado digitalmente, o pagamento é feito pelo aplicativo Estapar Vaga Inteligente, mas não será necessário até que a prefeitura determine o fim da isenção de cobrança.
São Caetano do Sul
Em São Caetano do Sul, a cobrança da Zona Azul será suspensa a partir de quinta-feira, dia 19 de março.
Ribeirão Pires
Em Ribeirão Pires, a Zona Azul será suspensa a partir de sexta-feira, dia 20 de março, pois quinta-feira, dia 19 de março, é feriado municipal e já não haveria cobrança normalmente.
Mauá
O prefeito de Mauá, Atila Jacomussi, suspendeu a cobrança da Zona Azul a partir do dia 28 de março. A medida ficará em vigor por tempo indeterminado. A informação foi apurada pelo Diário do Transporte, junto à Prefeitura de Mauá.
A Prefeitura de Mauá também liberou o uso das faixas exclusivas de ônibus para carros particulares, táxis e motoristas de aplicativos.
Além disso, ficará suspensa a aplicação de multas de trânsito para quem estacionar em local proibido ao redor dos equipamentos de saúde na mesma data.
Diadema
Em Diadema, a cobrança do estacionamento rotativo (Fácil Estacionar) será suspensa a partir de sábado, dia 21 de março, por 30 dias. A informação foi apurada pelo Diário do Transporte, junto à Prefeitura de Diadema.