Nesta quinta-feira, 17 de setembro, entre o final da tarde e o começo da noite, um trem da Linha 8-Diamante, operada pela ViaMobilidade, enfrentou problemas próximos à estação Presidente Altino. Por volta das 18h10, o trem parou sem luz e ar-condicionado, gerando desconforto entre os passageiros.
Relatos dos passageiros da Linha 8-Diamante
Segundo relatos do perfil “SP Sobre Trilhos”, às 18h10 o trem estava parado pouco antes de Presidente Altino, no sentido Itapevi, sem iluminação e ar-condicionado. Passageiros acionaram o botão de emergência, pois uma passageira passou mal. Foi informado que o trem seria evacuado e os passageiros foram orientados a se dirigirem ao primeiro carro.
Às 18h30 e 18h45, a estação Palmeiras-Barra Funda registrou superlotação devido à ocorrência na via em Presidente Altino, impactando o fluxo de passageiros na Linha 8-Diamante.
Posicionamento da ViaMobilidade
O Mobilidade Sampa procurou a ViaMobilidade para obter esclarecimentos. A concessionária informou que houve uma ocorrência que impediu o trem de alinhar corretamente na plataforma, o que impactou a circulação e isolou a plataforma. Passageiros do trem acionaram o botão de emergência para tentar desembarcar, já que o trem parou inesperadamente.
A ocorrência não foi comunicada oficialmente aos passageiros por meio do aplicativo e do site da concessionária, o que dificultou o acesso à informação durante o evento.
