Volkswagen Caminhões e Ônibus consolida centro de eletromobilidade no Brasil e lança o e-Volksbus

Foto: Divulgação

Como parte de seu compromisso com o desenvolvimento de soluções de transporte sustentável, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) consolidou um verdadeiro centro de inteligência em eletromobilidade no Brasil, localizado em sua fábrica de Resende (RJ), onde também está situado o centro mundial de pesquisa e desenvolvimento da marca.

“Entre os principais resultados dessa expertise, estão o lançamento do primeiro caminhão elétrico concebido e produzido na América Latina em 2021 e agora a apresentação do e-Volksbus, além de diversas pesquisas, como o desenvolvimento de baterias à base de Nióbio. Todo esse trabalho começou em 2018, quando foi formado um time de engenharia focado em projetos de veículos elétricos”, explica Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da VWCO.

Uma das grandes conquistas dessa iniciativa é a arquitetura modular flexível, uma solução patenteada que permitiu o desenvolvimento rápido do e-Volksbus, o primeiro ônibus 100% elétrico da Volkswagen. Essa configuração possibilita adaptações a diferentes plataformas de caminhões e ônibus, permitindo prazos de desenvolvimento recordes e uma alta comunização de componentes. O e-Volksbus utiliza um chassi plataforma base, validado para aplicações latino-americanas, possibilitando um rápido desdobramento em novas variantes.

A eletrificação de novos modelos foi acelerada graças ao desenvolvimento local de software, com mais de 70% das funções de controle do veículo sendo feitas internamente pela equipe da VWCO. Isso permite um contínuo aprimoramento das funções e um maior valor agregado ao cliente.

Outra estratégia da VWCO para se consolidar como referência em veículos elétricos é a produção do e-Delivery e do e-Volksbus na mesma linha que os veículos a diesel, otimizando investimentos. A montagem das baterias é realizada em uma área especializada, o e-Shop, fruto da sinergia entre as áreas de manufatura e engenharia.

Os chassis recebem toda a expertise e qualidade da linha de produção, com um time especializado em montagem de sistemas de alta tensão, operando com 650V. As baterias do e-Volksbus são montadas no teto do veículo durante a etapa de encarroçamento, que é acompanhada pela VWCO para garantir a qualidade final.

Segurança elétrica testada e garantida

Com a criação do centro de eletromobilidade em Resende, a fábrica aprimorou seus processos, incorporando mais de 50 novos testes específicos para veículos elétricos, incluindo medições de isolamento dos sistemas, testes de compatibilidade eletromagnética (EMC), submersão e passagem por áreas alagadas, todos seguindo padrões de segurança internacionais.

Os veículos elétricos da VWCO são submetidos a rigorosos testes para assegurar que sua operação seja tão confiável e robusta quanto os modelos movidos a diesel, proporcionando aos clientes uma opção elétrica confiável e eficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *