STJ autoriza Metrô de SP a cobrar TIM pelo uso de túneis para passagem de cabos

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o Metrô de São Paulo tem o direito de cobrar pela utilização de seus túneis para a passagem de cabos de fibra ótica da operadora TIM. As informações são do “Consultor Jurídico“.

A decisão, proferida pela 2ª Turma, rejeitou o recurso da TIM, que argumentava estar isenta de pagar pelo uso dos túneis com base no artigo 12 da Lei Geral de Antenas (Lei 13.116/2015), que prevê o uso gratuito de bens públicos para a instalação de infraestrutura de telecomunicações.

  • Viu algo no trânsito? Acidente, congestionamento ou falha no transporte? Envie agora no WhatsApp (11) 96292-9448 ou marque @mobilidadesampa. Sua informação ajuda milhares de pessoas em tempo real!
  • Siga o Mobilidade Sampa: X/Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn, WhatsApp e Telegram.
  • Quer anunciar? Impulsione sua marca! Saiba mais.
  • A disputa judicial começou após a tentativa frustrada de renovação de um contrato de concessão de uso, originalmente firmado em 1999 por um período de 20 anos.

    A TIM alegou que, pela legislação vigente, não seria necessário o pagamento de contraprestação pelo uso de vias públicas e bens públicos de uso comum.

    No entanto, o STJ entendeu que os túneis do metrô não se enquadram nessa categoria.

    O relator do caso, ministro Afrânio Vilela, argumentou que os túneis são bens públicos de uso especial, afetados ao serviço público de transporte, e não de uso comum do povo, como rios, estradas e ruas, que podem ser utilizados de forma generalizada e sem restrições.

    Assim, a gratuidade prevista pela Lei Geral de Antenas não se aplica aos túneis do metrô, e a TIM deve pagar pelo direito de passagem de seus cabos de telecomunicações. A decisão foi unânime.

  • Siga o Mobilidade Sampa: BlueSky e Threads.
  • Vai viajar? Economize 30% no seguro. Use o cupom TBTCOM30 e proteja sua viagem. Contratar agora!
  • Sua marca ao lado de quem informa a cidade em tempo real. Participe do Mobilidade 24 Horas!
  • Deixe um comentário