No dia 06 de outubro de 2024, data do primeiro turno das eleições municipais, os ônibus da Suzantur em Mauá, na Grande São Paulo, não terão cobrança de passagem. A Prefeitura de Mauá anunciou a medida nesta quinta-feira, 26 de setembro de 2024.
A decisão segue a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2022, que estabelece tarifa zero no transporte público em dias de eleição, válida para todo o país, e também a Resolução nº 23.736/2024 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As catracas do terminal central e dos ônibus municipais estarão liberadas a partir das primeiras viagens, por volta de 4h, até a última viagem de cada linha no domingo. Segundo o decreto municipal de 30 de julho de 2024, a frota em operação será equivalente à utilizada em dias úteis, garantindo o pleno funcionamento do sistema de transporte.
Além disso, a empresa Suzantur será responsável por assegurar que seus motoristas e cobradores possam exercer seu direito ao voto sem prejudicar o funcionamento das linhas.