SPObras solicita prorrogação de 120 dias para conclusão de licitação do trecho 3 do corredor de ônibus Radial Leste

A São Paulo Obras (SPObras), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) da capital, solicitou uma prorrogação de 120 dias para concluir o processo licitatório do trecho 3 do Corredor de Ônibus Radial Leste.

Contratada pela Prefeitura para prestar consultoria e assessoria técnica especializada, a SPObras está responsável pela elaboração dos projetos básico e executivo para a implantação da obra. O contrato, firmado sem licitação, tem o valor de R$ 158.706,05 e teve início em 29 de dezembro de 2023, com um prazo inicial de 150 dias corridos, que se encerrou em 26 de maio de 2024.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

A prorrogação foi justificada pela SPObras devido ao procedimento licitatório que será realizado na modalidade de concorrência, com julgamento baseado em técnica e preço. A empresa explica que o processo deve seguir o prazo legal de 35 dias úteis entre a publicação do edital e o recebimento das propostas, além do tempo necessário para as etapas subsequentes. Isso demanda uma extensão do prazo do contrato por pelo menos mais quatro meses.

Trecho III do Corredor de Ônibus Radial Leste

O novo corredor exclusivo contará com faixa à esquerda, faixa de ultrapassagem nas paradas e pavimento rígido em toda a extensão. Com 9,5 km de comprimento, o trecho será localizado entre a Avenida José Pinheiro Borges e a Rua Copenhague, abrangendo as Prefeituras Regionais de Cidade Tiradentes, Guaianazes, Itaquera e São Mateus.

O projeto inicial prevê 10 paradas em canteiros à esquerda, com plataformas bidirecionais. O corredor de ônibus integrará a Estação Itaquera da Linha 3-Vermelha do Metrô e a Estação Guaianases da Linha 11-Coral da CPTM, atendendo uma demanda diária estimada de 250 mil passageiros.

A extensão do prazo é vista como crucial para assegurar a qualidade e eficiência do processo licitatório e, consequentemente, da implantação do corredor de ônibus, que promete melhorar significativamente a mobilidade urbana na região leste de São Paulo.

Deixe um comentário