Estudo da FIPE em parceria com a Uber revela impacto positivo do Uber Moto nas cidades brasileiras

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), em parceria com a Uber, divulgou os resultados do estudo “Mais maneiras de se locomover: aumentando o acesso nas cidades brasileiras com o Uber Moto”. A pesquisa destacou que a modalidade de transporte por aplicativo em duas rodas oferece uma opção de deslocamento mais acessível, aumentando a acessibilidade dos usuários ao mercado de trabalho nas áreas urbanas.

O estudo analisou dados das viagens de Uber Moto realizadas entre fevereiro e setembro de 2023 nas cidades de Fortaleza, Manaus e Rio de Janeiro. Os resultados mostraram que o Uber Moto apresenta um custo menor e amplia a acessibilidade dos usuários, principalmente aqueles sem acesso a um veículo próprio.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

A pesquisa comparou os custos e os tempos de espera e deslocamento das viagens via Uber Moto com transporte público e veículos de quatro rodas. As principais conclusões foram:

  • Uber Moto: viagens duram em média 19 minutos e custam cerca de R$9,10.
  • Veículos de quatro rodas na Uber: têm duração similar, mas o custo é 75% maior.
  • Transporte público: leva três vezes mais tempo, com preço médio de R$4,85.

Para Laura Lequain, gerente de operações da Uber, o desenvolvimento do Uber Moto no Brasil redefiniu a percepção sobre o transporte de motocicletas por aplicativo. “Iniciamos essa modalidade imaginando que seria usada principalmente para deslocamentos de primeira e última milha em horários e locais específicos. Hoje, vemos que o Uber Moto atende a diversos públicos e casos de uso, desde o deslocamento diário para o trabalho até conexões com o transporte público”, afirmou Lequain.

O estudo também analisou a elasticidade de renda das viagens por Uber Moto, demonstrando que esse serviço é utilizado de maneira homogênea em toda a área urbana, independentemente do poder aquisitivo do bairro, diferentemente dos carros por aplicativo, cuja demanda diminui conforme a renda do bairro.

Benefícios para a População de Menor Renda

O estudo mostrou que a oferta de Uber Moto beneficia principalmente aqueles com menores rendas. Indivíduos que ganham até dois salários mínimos são os que mais se favoreceram com a chegada do serviço:

  • Até um salário mínimo: 50,8% dos benefícios econômicos.
  • Entre um e dois salários mínimos: 39,3% dos benefícios.
  • Entre dois e cinco salários mínimos: 9,9% dos benefícios.

A pesquisa concluiu que o Uber Moto oferece uma alternativa de deslocamento urbano eficiente e acessível, beneficiando principalmente pessoas de baixa renda, ao proporcionar acesso ao trabalho, compras, serviços de saúde e lazer a um custo reduzido.

Para mais informações sobre a FIPE e o estudo realizado, visite o site.

Deixe um comentário