A Prefeitura de Araraquara, município do interior de São Paulo, concluiu um processo licitatório visando o fornecimento de 60 novos abrigos de ônibus. O contrato, que abrange também a mão de obra especializada, foi oficializado após publicação no Diário Oficial desta terça-feira, 14 de maio de 2024.
A empresa vencedora do certame foi a Sanches Comércio e Serviços de Soldas, com uma oferta de R$ 1,1 milhão (ou R$ 1.152.000,00). Os abrigos, todos do mesmo modelo, são compostos por uma estrutura metálica medindo 2,50 metros por 1,80 metros, incluindo cobertura, fechamento em uma lateral, banco e espaço para cadeirantes.
Araraquara, com uma população de 240 mil habitantes, conta com um sistema de transporte coletivo operado pelo CAT – Consórcio Araraquara de Transporte, que era composto pela Viação Paraty e pela Empresa Cruz. No entanto, após a compra da Empresa Cruz pelo Grupo Comporte, esta última deixou de operar no transporte urbano.
Para resolver essa mudança, ocorreu uma cisão na sociedade, resultando na criação de uma nova viação, a Viação Cruz. Apesar das alterações corporativas, para o usuário, a situação aparentemente permanece a mesma: a Cruz continua a operar parte das linhas urbanas, agora sob o controle único da Viação Paraty.