A GRU Airport, responsável pela administração do Aeroporto de Guarulhos, comunicou à TV Globo que o People Mover deve ser concluído até o final deste ano.
O People Mover proporcionará a ligação entre a estação da CPTM e os três terminais do Aeroporto de Guarulhos, eliminando a necessidade do uso de ônibus, como ocorre atualmente.
As obras estão a cargo do consórcio AeroGRU, e o prazo inicial previa a entrega do sistema em julho. No entanto, o novo prazo estipula a conclusão até o final do ano.
O sistema contará com 2,7 km de extensão, abrangendo quatro estações e três veículos, cada um com dois carros. As viagens serão realizadas em até 6 minutos entre a estação da CPTM e o Terminal 3, com intervalos de 6 minutos entre os veículos.
A empresa Aeromovel já entregou um dos três veículos em março deste ano, e deve entregar as duas unidades restantes nas próximas semanas.
Conheça as características do novo transporte, denominado People Mover:
- Similarmente aos ônibus terrestres atualmente em operação, o serviço de aeromóvel será gratuito;
- O sistema funcionará em uma via elevada exclusiva, utilizando uma tecnologia que impulsiona o veículo através de uma pressão controlada;
- Serão disponibilizados três trens, sendo dois em funcionamento e um de reserva, com capacidade para transportar até dois mil passageiros por hora;
- Os trens percorrerão uma extensão de 2,7 mil metros até os terminais 1, 2 e 3;
- O tempo estimado de viagem e de espera é de apenas seis minutos;
- O consórcio AeroGRU, encarregado pela implementação, ainda não divulgou as datas para o início das operações, mas estima-se que o projeto seja entregue ainda em 2024;
- O transporte será equipado com wifi, ar-condicionado e sistema de sonorização ambiente;
- Este será o primeiro aeromóvel de São Paulo, entretanto, um sistema similar já está em funcionamento desde 2013 no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.