Mais dois ônibus 100% elétricos da BYD passam a operar em Diadema em julho

Diadema, cidade da grande São Paulo, aprovou os ônibus 100% elétricos que foram testados no final do ano passado. Como consequência, em fevereiro deste ano, quatro ônibus da BYD passaram a operar na cidade. Para julho, a prefeitura acaba de anunciar a inclusão de mais dois ônibus do mesmo modelo, BYD D9A, encarroçados pela Empresa Caio. Os ônibus foram adquiridos pela Busrental e alugados para a Suzantur.

“A eletrificação apresenta vantagens como a redução das emissões de gases de efeito estufa, com impacto na saúde pública na melhoria da qualidade do ar, além de vantagens econômicas de médio e longo prazo, em função do baixo custo de manutenção dos motores elétricos“, disse Marcello Von Schneider, diretor institucional e head da divisão de ônibus da BYD. “A BYD já está em Diadema e Mauá e em breve estaremos operando também em Santo André”.

Os quatro ônibus em circulação fazem cerca de 800 km por dia e transportam uma média de 1700 passageiros da linha 24 DP – Terminal Diadema e Terminal Piraporinha. “Desde o início da operação, cerca de 70 mil pessoas já foram transportadas por esses ônibus”, disse o líder da operação da Suzantur em Diadema, Manoel Leal de Moura,

O modelo D9A da BYD foi desenvolvido para linhas urbanas para carrocerias com até 13 metros de comprimento. Entre as vantagens do modelo, com piso alto, está a suspensão pneumática dianteira e traseira que proporciona maior conforto para os passageiros e o sistema de freios a disco com ABS e sistema regenerativo, que confere maior segurança e autonomia ao veículo. A coluna de direção regulável do D9A permite o ajuste de acordo com as características de cada motorista, o que atende a ergonomia. O modelo é 100% elétrico, com emissão zero de CO2 e totalmente silencioso. A bateria tem até 250 km de autonomia, com baixo custo de manutenção. 

“Nossos passageiros estão gostando dessa novidade, elogiando muito a condução silenciosa e a temperatura ambiente do elétrico que não transmite o calor que o movido à combustão traz pra dentro do veículo”, disse Jefferson Monteiro dos Santos, motorista há oito anos e há três na Suzantur. “Tanto eu quanto meus colegas estamos adorando trabalhar com esse veículo”, completou.

Vantagens dos veículos elétricos

  • Os ônibus 100% elétricos são grandes aliados na redução de poluentes locais e de gases que causam efeito estufa, além de baixa emissão de ruídos.
  • Deixam de emitir 125 mil kg de CO2 ao ano. Equivalente ao plantio de 892 árvores.
  • A bateria tem dois ciclos de vida. No primeiro, são utilizadas com aplicação de transporte. No segundo ciclo de vida, as baterias são remontadas em módulos para aplicações de armazenamento e gestão de energia.
  • As baterias degradadas são retiradas e direcionadas para a unidade de reciclagem
  • Para abastecer um ônibus a diesel, o gasto pode chegar a cinco vezes mais do que um ônibus elétrico.
  • A vida útil dos ônibus elétricos chega a 15 anos, enquanto os ônibus a diesel chegam a 10 anos, com média de 5 anos.
  • Os motores elétricos têm eficiência de cerca de 90% contra a de 30% dos motores a combustão.
  • A manutenção dos ônibus elétricos é muito mais simples e barata, chegando a 60% do valor de um ônibus a diesel
  • Além de eliminar as emissões de gases contaminantes e de efeito estufa, os ônibus elétricos eliminam os ruídos que são causadores de doenças, especialmente entre crianças e idosos.