A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, e com o Conselho Estadual do Idoso (CEI), lança nesta quinta-feira (29/06), a campanha sobre a Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.
Durante um mês, será exibido um vídeo nas TVs instaladas nas estações da CPTM e nos trens que circulam pelas linhas do Metrô com mensagens de prevenção à violência praticada contra as pessoas idosas. Já na EMTU, a exibição acontece dentro do VLT, entre os municípios de Santos e São Vicente.
Os passageiros terão acesso a várias informações sobre a realidade dessa população e os riscos associados a uma violência praticada, na maioria das vezes, dentro de casa. Também serão estimulados a denunciar qualquer tipo de violência através do Disque 100.
Cartazes com mensagens de valorização à pessoa idosa também serão colocados nas estações da CPTM e do Metrô, além dos terminais da EMTU.
Para Gilberto Nascimento, secretário estadual de Desenvolvimento Social, essa campanha em parceria com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos é estratégica, pois vai atingir milhares de pessoas. “Temos que conscientizar, alertar a sociedade, afinal a proteção da pessoa idosa só se dará a partir de um pacto entre todos. Deve tornar-se um campo de crescente responsabilidade pública por meio de serviços que garantam dignidade e segurança no processo de envelhecer e o direito ao convívio”, afirmou.
“A parceria com o Desenvolvimento Social é uma forma de intensificar e ampliar, por meio de nossos canais nos transportes metropolitanos que atingem cerca de oito milhões de pessoas diariamente, a importante mensagem de conscientização na violência contra as pessoas idosas”, destaca Marco Antonio Assalve, Secretário dos Transportes Metropolitanos.
Programas e ações que ajudam na prevenção
O Programa São Paulo Amigo Idoso, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, garante os direitos da pessoa idosa e a promoção do envelhecimento ativo e seguro por meio de políticas públicas. Atua nas seguintes frentes:
- Socioassistenciais: Centro de Convivência do Idoso (CCI) e Centro Dia do Idoso (CDI).
- Selo Paulista da Longevidade: Certificação concedida aos municípios paulistas, de acordo com boas práticas públicas para a população idosa.
A coordenadora do programa São Paulo Amigo do Idoso, Daniele Ribeiro, chamou a atenção para o número de idosos que existem no estado de São Paulo. Segundo a Fundação Seade, atualmente há 7 milhões de idosos no estado, sendo que deste total, 2 milhões estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).