Em março deste ano, Santo Domingo, na República Dominicana, deve iniciar a operação de sua nova linha de teleféricos urbanos.
O projeto, que foi prometido pelo presidente Luis Abinader em dezembro de 2022, está sendo testado e ajustado para garantir a segurança dos passageiros.
A nova linha tem um custo estimado em 126 milhões de dólares e tem como objetivo reduzir os congestionamentos de trânsito nos bairros de Los Alcarrizos e Los Americanos.
A nova linha terá capacidade para transportar 9 mil passageiros por hora, bem mais do que a linha 1, que foi projetada para 6 mil pessoas/hora.
O projeto inclui uma garagem para as cabines, uma área comercial com restaurantes e lojas, além de integração com o terminal de ônibus e com a linha 2C do metrô da cidade. Quando concluídas, as linhas de metrô e teleférico terão 65 km de extensão.
Santo Domingo tem uma população de 1,5 milhão de pessoas, mas 3 milhões de habitantes na sua área metropolitana, dos quais 83% dependem do transporte público. A cidade é a primeira das Antilhas a ter metrô e sistema de teleféricos.