Muitas vezes atrasos e cancelamentos de voos são inevitáveis, não é mesmo? Seja pela instabilidade climática, greves de colaboradores ou, até mesmo, falhas técnicas, tudo isso acaba impactando o sistema aéreo e, consequentemente, os passageiros.
Ainda assim, há formas de lidar com esses imprevistos e recorrer aos seus direitos como consumidor, seja receber o reembolso da passagem aérea ou ser realocado em um novo voo, por exemplo. Além disso, é possível saber os aeroportos que mais sofrem com os atrasos e cancelamentos.
Neste texto, reunimos dicas para enfrentar esse tipo de problema, além de uma lista com os 7 aeroportos brasileiros que mais geram dores de cabeça aos viajantes. Confira a seguir!
Aeroportos com mais atrasos e cancelamentos
Um levantamento realizado pelo E-Investidor, a partir do banco de dados da empresa AirHelp, listou os 7 aeroportos brasileiros que mais registraram atrasos e cancelamentos em 2021. Veja abaixo:
De acordo com os dados, os aeroportos do estado de São Paulo são os que mais apontam imprevistos, especialmente o maior do Brasil, o Aeroporto de Guarulhos. Cerca de 3 milhões de passageiros foram impactados pelos atrasos e cancelamentos. Nesses casos, as companhias aéreas são responsáveis pelos ressarcimentos, suporte e reacomodação dos consumidores.
Como lidar com os atrasos e cancelamentos?
Caso você seja um dos passageiros que sofreu com um atraso ou cancelamento de um voo, é importante que você saiba que a companhia aérea é responsável por realocá-lo, ressarci-lo e, quando houve mais de 4 horas de atraso, é necessário que ela ofereça alimentação e, se preciso, acomodação.
Vale ressaltar que cada caso é individual, mas é possível que você tenha direito a uma indenização de até 10 mil reais, tanto em casos de cancelamento quanto em atrasos de mais de 2 horas.
No momento em que você é notificado que o seu voo atrasou ou foi cancelado, é fundamental entrar em contato com a companhia aérea e aguardar que eles tomem as medidas necessárias e que são do seu direito, como colocá-lo em um novo voo ou oferecer reembolso da passagem aérea, por exemplo.
Quando se trata de um atraso, a legislação brasileira prevê os seguintes suportes:
- A partir de uma hora: oferecer comunicação, como internet e telefone;
- A partir de 2 horas: oferecer alimentação, seja em formato de voucher ou distribuição de lanches;
- A partir de 4 horas: dar hospedagem em caso de pernoite no aeroporto e transporte de ida e volta ao local. Caso o passageiro esteja na cidade em que reside, a companhia pode oferecer transporte de ida e volta para casa.
Se o passageiro se sentir lesado, seja por perda de hospedagem ou conexão, por exemplo, ele pode solicitar uma indenização, ainda que tenha recebido todo o suporte da empresa. Nos casos de cancelamento, o passageiro tem as seguintes opções:
- Receber reembolso da passagem aérea, incluindo a taxa de embarque;
- Ser realocado em um novo voo da mesma ou em outra companhia;
- Remarcar o voo sem custo.
É importante registrar todo o processo de suporte que a companhia oferece, além de guardar documentos que comprovem o cancelamento do voo, como cartão de embarque. Novamente, caso se sinta lesado, é possível entrar com um pedido de indenização.
Então, lembre-se de sempre estar atualizado sobre os seus direitos e, se necessário, solicite uma indenização. Em períodos de alta demanda, como festas de final de ano e férias de verão, é ainda mais comum que aconteçam atrasos e cancelamentos.
Com isso, você acaba tendo a sua viagem afetada. Não deixe de recorrer e solicitar que a companhia aérea ofereça todo o suporte necessário.