ViaMobilidade mente ao dizer que só recebeu trens velhos da CPTM

O presidente da divisão de mobilidade do Grupo CCR, Márcio Hannas, mentiu ao dizer que a ViaMobilidade recebeu os trens mais antigos da CPTM, antiga operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

A ViaMobilidade completou um ano de operação à frente das duas linhas nesta sexta-feira, dia 27 de janeiro de 2023. Um ano marcado por diversas falhas, descarrilamentos de trem, batida de trem e até a morte de um funcionário eletrocutado.

Durante entrevista para a TV Globo, Márcio Hannas, justificou as tantas falhas, em razão da frota antiga recebida pela concessionária:

“Os trens que operavam nas linhas 8 e 9, quando era operação da CPTM, eram mais novos. Já era previsto no edital de licitação que os trens que seriam cedidos para a ViaMobilidade eram outros mais antigos, que operavam outras linhas da CPTM. Quando teve o início da operação, esses trens foram trocados. Os trens novos ficaram com outras linhas, e os trens mais antigos vieram para as nossas linhas 8 e 9”, disse.

Hannas, ao culpar a CPTM, esquece que durante a licitação, todos os interessados já estavam cientes da frota de trens que receberiam, os investimentos que eram necessários, e principalmente, o estado de operação das duas linhas.

“Esses trens vieram numa condição de manutenção muito pior do que a gente estava esperando. Dos 46 trens que foram cedidos das séries 7.000 e 7.500, 16 vieram com manutenção fora da especificação, e 30 trens vieram sem a manutenção obrigatória de 1,2 milhão de quilômetros”, apontou.

“Alguns trens já tinham 1,8 milhão ou 2 milhões de quilômetros sem ter feito essa grande revisão. Então, a condição operacional que nós tivemos no início dessa concessão foi bem diferente daquela que a CPTM já tinha. Por isso essa grande diferença do número de falhas”, completou.

A ViaMobilidade recebeu da CPTM a seguinte frota de trens:

  • Série 7000: Trens fabricados entre os anos de 2009/2010, hoje composta por 38 trens, já que outros dois, após análise, foi constatado que não era viável a sua recuperação dado os dados.
  • Série 7500: Fabricados em 2010, entraram em operação na linha 9-Esmeralda, onde operou por anos, sendo remanejado para outras linhas posteriormente, e sendo “emprestado” para s ViaMobilidade após a concessão.
  • Série 8500: Trens fabricados entre 2014-2016, operavam na linha 11-Coral, sendo uma das frotas mais novas da CPTM, onde algumas unidade foram emprestadas para a ViaMobilidade e deverão ser os primeiros a serem devolvidos com a chegada dos trens da própria concessionária.
  • Série 5400: Essa é a única frota de trens antiga que a ViaMobilidade realmente recebeu. São trens fabricados nos anos 70, comprados para operar pelas linhas da Fepasa. Foram modernizados em 2013 pela CPTM para circular na extensão operacional da linha 8-Diamante, entre Itapevi e Amador Bueno.

Já a CPTM possuí a seguinte frota:

  • Série 2000: Fabricado em 2000, opera na linha 12-Safira
  • Série 2070: Fabricado em 2008, opera na linha 12-Safira
  • Série 2100: Fabricado entre 1974-1977, opera na linha 10-Turquesa
  • Série 2500: Fabricado em 2020, opera na linha 13-Jade
  • Série 3000: Fabricado em 2000, opera na linha 10-Turquesa (atualmente estão aguardando revisão)
  • Série 8000: Fabricado em 2009, operou por anos na linha 8-Diamante, posteriormente na linha 9-Esmeralda, hoje opera na linha 11-Coral
  • Série 8500: Fabricado entre 2014-2016, opera no Serviço 710 e na linha 12-Safira
  • Série 9000: Fabricado entre 2012-2013, opera na linha 12-Safira
  • Série 9500: Começou a operar em 2017 na Linha 7-Rubi e hoje atende o Serviço 710

Com as ilustrações acima, comparando os anos de fabricação/operação de cada trem, a ViaMobilidade recebeu uma frota relativamente nova, se comparado ao que a CPTM oferece nas suas linhas, em especial a 12-Safira, onde operam trens com vinte anos.

Ao falar na grande mídia, o presidente da divisão de mobilidade do Grupo CCR, tenta jogar a culpa no Estado sobre as falhas que a própria concessionária foi responsável, demorando para solucionar problemas, causando insatisfação dos passageiros, que comparam a antiga operação estatal com a do setor privado, alvo diário de críticas.

O primeiro ano da ViaMobilidade à frente das duas linhas não foi fácil, porém, aprender a assumir os erros, e corrigi-los, é essencial para a melhoria da imagem da concessionária.

A ViaMobilidade promete entregar 16 novos trens este ano e investir R$ 2,4 bilhões até 2024 nas linhas 8 e 9.

Nota da CPTM sobre os trens e o estado das duas linhas:

“A CPTM é a empresa operadora de trens metropolitanos com a frota mais nova de todo o Brasil. Todos os trens dispõem de ar-condicionado e contam com a mais moderna tecnologia disponível no mercado. O mesmo acontece com os trens que foram emprestados à ViaMobilidade Linhas 8 e 9, cuja idade média da frota é de 11 anos. A vida útil de um trem é de 40 anos. Além disso, todos os trens, tanto os que operam na ViaMobilidade quanto na própria CPTM, passam por manutenção regular para a garantia da segurança dos passageiros e colaboradores.

A CPTM entregou as duas linhas dentro das condições apresentadas no Edital de Concessão, bem como documentos constantes no Data Room e ainda contou com dezenas de vistorias técnicas. Assim como o processo de transferência dos trens da CPTM à concessionária foi devidamente validado por Auditoria Independente e com o aceite da concessionária ViaMobilidade, da Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões (CMCP) e da própria companhia”.