CET implanta tachas azuis para orientação na Avenida dos Bandeirantes

A Prefeitura, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), inicia implantação de sinalização de tacha refletiva azul na Avenida dos Bandeirantes. O projeto de caráter experimental, por um ano, foi autorizado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), nesta quinta-feira, dia 13 de outubro de 2022, durante evento de assinatura da portaria autorizativa.

As tachas refletivas têm por objetivo orientar os motoristas, motociclistas e ciclistas dentro do espaço delimitado sua trajetória, especialmente à noite e em momentos de chuvas intensas. 

“O que o município está fazendo no trânsito da cidade é inédito no país e, tenho certeza, será copiado por outras cidades”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes. “Estamos dando um recado para a sociedade de que estamos preocupados com a vida das pessoas e temos um olhar atento para os motociclistas, que fazem um trabalho fantástico”, disse o prefeito. “Mais uma vez, percebemos que só com a união de todos, usuários, motociclistas, órgãos públicos, é que poderemos avançar em políticas que melhorem as condições de trabalho e salvem vidas”, avaliou o prefeito.

No Projeto Piloto da Faixa Azul, a organização do espaço é elemento fundamental e as tachas serão um complemento da sinalização horizontal, ajudando a destacar e diferenciar o espaço utilizado pelas motocicletas. A opção pela cor azul tem a função de manter, à noite, a mesma percepção de destaque e diferenciação de posição da Faixa em relação as outras faixas. O secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Ricardo Teixeira, lembrou que “essa medida é mais uma ação da prefeitura que salva vidas. Tenho certeza de que serão centenas de óbitos evitados”, afirmou o secretário.

O secretário Nacional de Trânsito (Senatran), Frederico Carneiro acredita que o projeto experimental da faixa azul se transformará em definitivo em todo o país. “Sabíamos que esse programa da faixa azul seria um sucesso. Em 6 meses, a cidade de São Paulo conseguiu zerar o número de mortes na 23 de Maio, um objetivo buscado por todos”, acredita o secretário da Senatran.

Modelos

A sinalização horizontal da Faixa Azul será testada em dois modelos de dispositivo:

  • Tacha convencional com refletivo azul, a ser empregada no balizamento seccionado;
  • Tacha a LED azul quadrimensional, a ser utilizada nas linhas de aproximação semafóricas, destacando para os motociclistas a proximidade das áreas de travessias de pedestres, em que devem ter atenção especial a esses usuários mais frágeis.

A sinalização está em implantação da seguinte forma:

  • Tacha convencional com refletivo azul: Av. dos Bandeirantes, entre o Viaduto dos Bandeirantes e Viaduto João Julião da Costa Aguiar em ambos os sentidos.
  • Tacha quadrimensional a LED Azul: aproximações semafóricas, sentido Marginal Pinheiros/Rodovia dos Imigrantes, do cruzamento da Avenida dos Bandeirantes com a Rua Antônio de Macedo Soares.