A concessionária ViaMobilidade está utilizando um simulador de realidade virtual para treinar os seus operadores de trens nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Por meio de óculos e dois controles de mão, os colaboradores conseguem vivenciar situações que ocorrem durante a operação.
O Mobilidade Sampa esteve na sala de condutores da linha 9-Esmeralda, localizada em Osasco, na Grande São Paulo, e pode acompanhar como é feito este treinamento.
O simulador foi desenvolvido pela Waba, e é possível realizar atividades como inicialização do trem, procedimentos para dar início à prestação de serviço, abrir e fechar as portas, frear, acelerar e controlar a velocidade. Toda condução é feita por uma réplica da via que conta com detalhes, como curvas, plataformas e sinalização.
O dispositivo replica um trecho da via entre as estações Pinheiros e Cidade Jardim e traz todos os detalhes de uma cabine, incluindo painel de controle, e até os principais pontos da paisagem ao longo do trajeto entre as estações da linha 9-Esmeralda.
Até o momento foram adquiridos cinco equipamentos. Por meio do “Oculus Quest 2”, o simulador permite que os condutores se sintam imersos.
O objetivo desta ferramenta é facilitar os treinamentos dos novos operadores, já que através destes óculos, não será mais necessário levar o operador até um simulador. Outro ganho, segundo a concessionária, é que os condutores poderão ter treinamentos mais frequentes.
A ViaMobilidade quer que os condutores utilizem o simulador antes de iniciar o trabalho. A partir disso, a atividade deve funcionar como uma maneira de manter sempre ativos na memória do condutor os principais procedimentos da operação, reforçando a segurança dos passageiros.
O dispositivo deve ganhar mais “dificuldades” nas próximas atualizações, com a possibilidade de operar o trem na chuva, no período noturno, em ocorrências graves, entre outros.