Metrô de São Paulo cria Centro de Controle de Manutenção

O Metrô de São Paulo entregou no último dia 18 de agosto de 2022, o seu Centro de Controle de Manutenção (CCM). Localizado no pátio Jabaquara, o local abriga diferentes setores da manutenção da empresa com foco em prevenir ocorrências de grande impacto e resolver as que tiverem em andamento de forma mais rápida.

Além disso, o Metrô desenvolveu um sistema com inteligência artificial que pode prever e destacar os possíveis problemas antes que impactem o caminho dos passageiros. Esta tecnologia coloca o Metrô na Vanguarda da Manutenção 5.0, na qual as tecnologias trabalham em harmonia para focar no ser humano. 

Desenvolvido por técnicos e engenheiros do Metrô, o Sistema de Monitoramento de Ativos (SMA) monitora escadas rolantes, elevadores, trens, ventilação de túneis, alimentação elétrica, entre outros. Além de alertar para tendências de falha, o sistema verifica a interação entre os ativos, gera alarmes e fornece informações estratégicas para tomadas de decisão, baseada em dados. 

O resultado do processamento dos dados coletados dos equipamentos se apresenta ao operador do posto do Centro de Controle da Manutenção (CCM), que aciona a equipe de manutenção para atuação antes da sua indisponibilidade operacional. Além disso, o CCM tem a capacidade de visualizar o sistema completo, apoiando as equipes de manutenção que estão em campo.  

Esta tecnologia permite se antecipar a qualquer anormalidade do equipamento, já que ele é capaz de captar seus padrões de comportamento. A cada ação diferente, o sistema consegue entender e informar previamente. Os dados são coletados e enviados ao Centro de Controle da Manutenção – CCM do Metrô, para que possam atuar antes de uma falha acontecer. 

Hoje já são monitorados em torno de 4.000 ativos. A meta para os próximos 2 anos e chegar em 10.000 ativos monitorados. 

Esta manutenção preditiva, que está nos quase 70 km de vias das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, traz previsibilidade às condições de funcionamento de sistemas e equipamentos, evitando assim a indisponibilidade de equipamentos imprescindíveis para o funcionamento do Metrô. Com a implantação da Inteligência Artificial, determinados padrões de comportamento dos equipamentos monitorados serão “aprendidos” e alertados quando esse equipamento estiver fora do padrão.

“Com o alerta, nossas equipes vão até o local para detectar um problema maior, impactando negativamente no dia a dia dos nossos passageiros. Além de tornar o sistema mais seguro, essa manutenção gera ganhos expressivos com a otimização do uso de mão-de-obra, redução de deslocamentos de funcionários e economia de recursos financeiros, com a aplicação de uma melhor programação de compra de componentes e equipamentos”, destaca Silvani Pereira, presidente do Metrô.