Metrô inicia obra de ampliação da Linha 15-Prata até Jacu-Pêssego

400
Novos Monotrilhos
Viagem de inspeção no trecho Oratório - São Mateus da Linha 15-Prata do Monotrilho em 20/02/2018 (Foto: Governo do Estado de São Paulo/CC BY 2.0)

O Metrô iniciou nesta quinta-feira, dia 21 de julho de 2022, a obra de ampliação da Linha 15-Prata até Jacu-Pêssego, com mais 3 km, duas estações e um pátio de manutenção. Os trabalhos começaram com a execução das fundações dos pilares de sustentação das vigas-guias, que servem como trilhos para os trens do monotrilho se locomoverem.

Ao todo serão construídas 106 pilares para receber 220 vigas-guia que vão receber os trens para chegar à Jacu-Pêssego, passando pela futura estação Boa Esperança. As vigas também vão fazer a ligação da Linha 15 com o Pátio Ragueb Chohfi, que será construído nesse projeto.

A ampliação da Linha 15 neste trecho acontece também na fabricação das vigas-guia, que são pré-moldadas, e na elaboração dos projetos executivos das estações Boa Esperança e Jacu Pêssego, para iniciar as obras até o fim do ano. Boa Esperança ficará na Avenida Ragueb Chohfi, nº 3.002, enquanto a Jacu-Pêssego e o Pátio Ragueb Chohfi, ficarão na mesma avenida, nos números 4.383 e 4.978, respectivamente.

Futuro pátio Ragueb Chohfi (Ilustração: Metrô de São Paulo)

Para atender a esse novo trecho, o Metrô encomendou 19 novos trens em janeiro, chegando ao total de 46 unidades na Linha 15 e podendo também reduzir o intervalo de circulação entre as composições em toda linha.

A Companhia também trabalha na conclusão do edital para contratar as obras de expansão da Linha 15 no sentido oeste, após a Vila Prudente. Será construída a estação Ipiranga, que vai permitir conexão gratuita com a Linha 10-Turquesa da CPTM e facilitar a chegada ao Centro e ao ABC Paulista.

Atualmente, a Linha 15 funciona com 14,6 km de extensão e 11 estações entre Vila Prudente e Jardim Colonial, possibilitando a redução do tempo de viagem do extremo leste ao centro em 50%. Quando a ampliação for concluída, a linha passará a ter 19,8 km e 14 estações, entre Ipiranga e Jacu Pêssego.

Deixe seu comentário