Projeto capacita mulheres no segmento automotivo

A presença de mulheres em alguns setores, como o automotivo, é muito discreta. Infelizmente, ainda hoje, encontramos poucas mulheres pintoras, reparadoras ou polidoras em empresas de funilaria de carros e no mercado automotivo de maneira geral.

Pensando em como resolver a falta de mulheres neste mercado, a Norton Abrasivos, do grupo Saint Gobain, se juntou com a AkzoNobel e desenvolveram o projeto “Mulheres na Cor”. O objetivo é capacitar mulheres em condição de vulnerabilidade e com dificuldade de recolocação no mercado de trabalho, criando um ambiente de oportunidade para que elas se sintam acolhidas, protegidas e em processo de reconstrução de suas vidas.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • O projeto-piloto formou 14 mulheres, que ao longo de três meses receberam treinamento de capacitação técnica, reparação automotiva e colorimetria. Além da capacitação técnica, as mulheres selecionadas receberam subsídio para o deslocamento, alimentação, roupas e EPIs.

    As mulheres foram selecionadas com o apoio de duas ONGs, Hamburgada do Bem, em Guarulhos, onde está localizada a sede da Norton Abrasivos, e Aldeias Infantis SOS, em São Bernardo do Campo, próxima à AkzoNobel.

    “Ficamos muito felizes em participar do processo de transformação da vida destas mulheres. O objetivo do projeto é capacitar e empregar mulheres no segmento automotivo, ramo que ainda é marcado pela presença predominante de homens. Essa ideia é mais uma forma de mostrar que a Norton, a Saint Gobain e seus parceiros acreditam que lugar de mulher é onde ela quiser. Ajudá-las a encontrarem dignidade, autoestima e autonomia foi transformador para a gente também”, comenta Mirca Neves, Gerente de Vendas Automotivo, que prevê que pelo menos mais duas turmas serão abertas em 2022.

    Além da Norton Abrasivos, o “Mulheres na Cor” contou com a parceria da AkzoNobel, Bela Tintas, Liberty Seguros, Instituto Localiza, Senai, Sigma e Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo).