23.2 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

Praia Grande: Ciclovias do bairro Antártica ganham pintura de solo seguindo novo Manual de Sinalização

Uma sinalização de trânsito adequada além de organizar o fluxo de veículos ainda traz mais segurança viária e pode salvar vidas. Por isso, a Secretaria de Trânsito de Praia Grande (Setran) está se adequando às alterações estabelecidas pelo novo Manual de Sinalização Cicloviária do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), definido no final de 2021. Atualmente, as melhorias estão sendo realizadas na ciclovia localizada na Rua Odette Salimão e na Avenida do Trabalhador, ambas no bairro Antártica. A previsão é que as mudanças sigam no trecho pelos próximos dias. O primeiro equipamento a ser reestruturado na cidade fica na Avenida Irmãos Adorno, no bairro Sítio do Campo, finalizado em fevereiro.

As ciclovias dos locais estão ganhando trechos na cor vermelha, na altura dos cruzamentos viários, aumentando a visibilidade dos condutores de veículos que passam pela via. Além disso, o equipamento está ganhando também sinais de sentido de circulação viária e identificações sobre o uso exclusivo de bicicletas na via.

O manual tem como objetivo disciplinar os requisitos técnicos mínimos a serem observados na construção de infraestruturas cicloviárias no Brasil. Os critérios técnicos visam a redução da quantidade e da severidade de acidentes envolvendo ciclistas, promovendo a convivência segura entre os demais modos, estimulando assim a mobilidade por bicicleta.

Praia Grande conta atualmente com 98,9 km de vias exclusivas para o uso de ciclistas, o que já rendeu ao Município cinco títulos “Cidade Amiga da Bicicleta”. Com isso, Praia Grande é a maior malha cicloviária da Baixada Santista e uma das principais em todo o País.

A intenção da Setran é, aos poucos, adequar todas as ciclovias às normas, para que nos próximos meses os locais exclusivos para uso de ciclistas estejam com as novas sinalizações. “A Prefeitura sempre busca incentivar a utilização deste meio de transporte mais sustentável e menos poluente, que promove melhor mobilidade urbana e atitudes mais saudáveis, tudo com muita segurança. Para isso, a Administração Municipal sempre procura seguir as sinalizações mais adequadas para cada modal”, explicou a diretora de Engenharia de Tráfego da Setran, Michele Rezende de Mesquita.

Manual

O Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, elaborado pela Câmara Temática de Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito do Conselho Nacional de Trânsito, abrange as sinalizações verticais e horizontais, dispositivos auxiliares, sinalização semafórica e sinalização temporária determinadas pela Resolução Contran nº 160, de 22 de abril de 2004, sendo composto por 9 volumes. O oitavo conta com as definições da Sinalização Cicloviária.

Mais detalhes sobre o manual podem ser acessados aqui.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS