A presença de mulheres em alguns setores, como o automotivo, é muito discreta. Infelizmente, ainda hoje, encontramos poucas mulheres pintoras, reparadoras ou polidoras em empresas de funilaria de carros e no mercado automotivo de maneira geral.
Pensando em como resolver a falta de mulheres neste mercado, a Norton Abrasivos, do grupo Saint Gobain, se juntou com a AkzoNobel e desenvolveram o projeto “Mulheres na Cor”. O objetivo é capacitar mulheres em condição de vulnerabilidade e com dificuldade de recolocação no mercado de trabalho, criando um ambiente de oportunidade para que elas se sintam acolhidas, protegidas e em processo de reconstrução de suas vidas.
O projeto-piloto formou 14 mulheres, que ao longo de três meses receberam treinamento de capacitação técnica, reparação automotiva e colorimetria. Além da capacitação técnica, as mulheres selecionadas receberam subsídio para o deslocamento, alimentação, roupas e EPIs.
As mulheres foram selecionadas com o apoio de duas ONGs, Hamburgada do Bem, em Guarulhos, onde está localizada a sede da Norton Abrasivos, e Aldeias Infantis SOS, em São Bernardo do Campo, próxima à AkzoNobel.
“Ficamos muito felizes em participar do processo de transformação da vida destas mulheres. O objetivo do projeto é capacitar e empregar mulheres no segmento automotivo, ramo que ainda é marcado pela presença predominante de homens. Essa ideia é mais uma forma de mostrar que a Norton, a Saint Gobain e seus parceiros acreditam que lugar de mulher é onde ela quiser. Ajudá-las a encontrarem dignidade, autoestima e autonomia foi transformador para a gente também”, comenta Mirca Neves, Gerente de Vendas Automotivo, que prevê que pelo menos mais duas turmas serão abertas em 2022.
Além da Norton Abrasivos, o “Mulheres na Cor” contou com a parceria da AkzoNobel, Bela Tintas, Liberty Seguros, Instituto Localiza, Senai, Sigma e Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo).