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sexta-feira, março 29, 2024

População de Sorocaba poderá utilizar o sistema BRT a partir de domingo, dia 30

Neste domingo, dia 30 de agosto de 2020, o eixo norte-sul do sistema BRT Sorocaba iniciará a operação levando passageiros do Terminal Vitória Régia até o extremo da Zona Sul de forma mais rápida, confortável e segura.

Pagando uma única tarifa, a população poderá ingressar nas linhas do BRT a partir do terminal, nas 12 estações localizadas na Avenida Itavuvu e nos 44 pontos de parada distribuídos nos corredores estruturais.

O circuito a ser realizado pelas linhas percorrerá as seguintes vias:

Ida: Avenida Izoraida Marques Peres, Avenida Antônio Carlos Comitre, Avenida Washington Luiz, Avenida Comendador Pereira Inácio, Avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, rotatória, Avenida Dom Aguirre, Terminal São Paulo, Rua Leopoldo Machado, Rua Álvaro Soares, Rua Francisco Scarpa, Avenida Doutor Afonso Vergueiro, Rua Armando Zuliani, Rua Eurides Fogaça, Avenida General Osório, Rua Maciel Baião, Avenida Itavuvu, Rua Antônio Silva Saladino e Terminal Vitória Régia

Volta: Terminal Vitória Régia, Rua Antônio Silva Saladino, Avenida Itavuvu, Rua Major Gambeta, Rua Castanho Taques, Avenida Santos Dumont, Avenida Ademar de Barros, Avenida General Osório, Rua Professor Toledo, Avenida Doutor Afonso Vergueiro, Rua Padre Luiz, Rua Santa Clara, Avenida Comendador Pereira Inácio, Avenida Washington Luiz, Avenida Antônio Carlos Comitre e Avenida Izoraida Marques Peres.

De acordo com o Diretor de Operações do BRT Sorocaba, Manoel Ferreira, cruzar a cidade da Zona Norte à Zona Sul será mais tranquilo a partir de agora. “Todo começo existe uma adaptação, mas acredito que conforme os passageiros forem utilizando o sistema, perceberão seus benefícios. Esperamos que muitas pessoas deixem seus veículos para fazer esse descolamento de BRT. O que é muito bom. Queremos ver a retomada do passageiro ao transporte coletivo”, destaca.

Ônibus treinamento
Foto: Divulgação/BRT Sorocaba

Nesta fase inicial e parcial de testes, uma frota de 43 novos veículos (14 superarticulados e 29 padron) com ar condicionado, tomadas USB, wi-fi, monitoramento de câmeras e painéis de informações ao passageiro estarão à serviço da população. Os veículos possuem elevador e espaços adaptados e dedicados a pessoas com necessidades especiais.

Além dos veículos BRT, o Terminal Vitória Régia receberá os ônibus oriundos das linhas alimentadoras que circulam pelos bairros. Essas linhas compõem o atual sistema de transporte da cidade e a sua cobertura será mantida. A única mudança será o aumento da capilaridade de trajetos nos bairros para facilitar a chegada das pessoas para o embarque no BRT.

Se o passageiro estiver em seu bairro, por exemplo, será atendido por um veículo que roda nas linhas alimentadoras e o levará até um terminal ou estações de integração.

Manoel Ferreira esclarece ainda que, toda operação será monitorada via GPS e câmeras controladas no Centro de Controle Operacional, responsável pela gestão do fluxo de passageiros e veículos. As imagens registradas também serão espelhadas no sistema de controle da Urbes Trânsito e Transportes.

Tarifa

O valor da passagem será o mesmo utilizado na cidade e, pelo período de 1 hora, o passageiro está liberado para realizar baldeações com uma única tarifa. O acesso é permitido via “Cartão Cidadão” ou crédito avulso.

Caso o usuário não tenha o “Cartão Cidadão”, pode adquirir o crédito via compra digital e recebimento de QR Code no celular ou impresso (se estiver em um totem de atendimento). Depois, basta aproximar o celular ou o ticket com QR Code do validador e a entrada será liberada.

Aplicativo CittaMobi

Para que os passageiros possam ter uma experiência completa com o sistema BRT é necessário ativar o aplicativo CittaMobi no celular. Por meio desta ferramenta, é possível efetuar a compra de passagem, visualizar o tempo de espera dos ônibus, receber atualizações do sistema em caso de eventualidades, enviar perguntas em situação de dúvida, ter liberação para o uso do wi-fi e ainda pedir ajuda em situações de emergência.

O BRT realizará os deslocamentos e reduzirá o tempo de espera e de viagem. Esse circuito será monitorado e por meio do aplicativo e também dos painéis informativos os usuários acompanharão nos terminais, estações BRT e nos abrigos de parada quanto tempo falta para a chegada do ônibus.

Locais de Embarque

Terminal Vitória Régia

Os passageiros que ingressarem no sistema por meio do Terminal Vitória Régia efetuarão o pagamento nas catracas de entrada e poderão aguardar os ônibus que seguirão para o eixo norte-sul. Enquanto esperam, estarão em um ambiente com total infraestrutura com coberturas, bilheteria, banheiros, assentos, wi-fi, espaços comerciais, monitoramento 24 horas, atendimento de informações aos usuários e acesso facilitado por rampas e piso podotátil para pessoas com necessidades especiais.

Terminal Vitória Régia
Foto: Divulgação/BRT Sorocaba

Corredor BRT Itavuvu

Ao longo da Avenida Itavuvu estão distribuídas 12 estações equipadas e prontas para embarque e desembarque do lado esquerdo. O acesso é em nível da estação com o veículo, ficando a 95 centímetros de altura. Esse tipo de embarque ajuda a dinamizar o fluxo e permite o fácil acesso de todos, inclusive, pessoas idosas, gestantes ou com necessidades especiais.

As estações são: UPH Zona Norte, Dr. Pitico, Lauro Sanches, Vila Carol, Jardim Paraná, Los Angeles, Maria Antônia Prado, Jardim Atílio, Itavuvu, Santa Cecília, São Camilo, Paineiras.

Corredores Estruturais

Saindo do trecho norte, os passageiros terão acesso ao sistema realizando o embarque e desembarque nos pontos de parada localizados nos corredores estruturais pela porta da direita, a 28 centímetros de altura, alinhado com o nível das calçadas nos abrigos de parada. Estes corredores passaram por melhorias e requalificação de 44 pontos de parada. Os corredores estruturais não são exclusivos do BRT e neles também circularão ônibus de outras empresas do transporte coletivo.

Projeto BRT Sorocaba

O BRT é um sistema de mobilidade urbana moderno que oferecerá conforto, segurança e eficiência, tornando os deslocamentos mais rápidos do que os atuais. Ele permitirá maior mobilidade devido às faixas exclusivas de ônibus, o que possibilita uma viagem com mais agilidade e que atende às necessidades da população.

Outra novidade é o embarque em nível, que facilita o deslocamento de todos, em especial pessoas idosas e cadeirantes. Os passageiros terão a comodidade de acessar 28 estações preferenciais, 4 estações de integração, 3 novos terminais e 96 pontos de parada, permitindo ainda a integração com os terminais Santo Antônio e São Paulo, com as seis áreas de transferências e a integração temporal entre diferentes linhas.

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