Nesta sexta-feira, dia 21 de agosto de 2020, os paulistanos, em especial os moradores da Vila Prudente e região tem muitos motivos para comemorar, pois há exatamente 10 anos, era inaugurada a estação Vila Prudente, da Linha 2-Verde do Metrô, que interliga o bairro e toda a região – pelo metrô, sistema de transporte de alta capacidade, rápido, seguro e confiável – à avenida Paulista e o centro da capital paulista.
A viagem da Vila Prudente ao Paraíso e as estações da avenida Paulista é feita em menos de 20 minutos.
Construída no subsolo do terreno na altura do número 1359 da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, a estação Vila Prudente tem 19.729,26 m² de área construída e quatro níveis para a circulação de pessoas.
A sua cobertura é feita de aço em forma de grelha e de vidro, que permite a entrada de luz natural até o nível da plataforma, a 14 metros de profundidade.
A estação Vila Prudente, no ano passado, recebeu diariamente cerca de 67 mil passageiros. Durante todo o ano, 8,8 milhões de pessoas adentraram o Metrô pelas suas catracas.
A estação dispõe de equipamentos como elevadores de uso preferencial por pessoas com deficiência, sanitários públicos, caixa de sugestões, paraciclos e wi-fi.
Integração de modais
O Metrô construiu integrado à esta estação, a estação Vila Prudente da Linha 15-Prata, que iniciou o funcionamento em 30 de agosto de 2014, atendendo o trecho entre as estações Vila Prudente e Oratório.
No final do ano passado, foram entregues as estações Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus, que possibilitou a Linha 15-Prata prestar serviço de Vila Prudente a São Mateus.
Faz parte também deste complexo, o terminal urbano de ônibus municipais que foi construído pelo Metrô e tem ligação com as estações das linhas 2-Verde e 15-Prata.
A Linha 2-Verde, que hoje, atende entre as estações Vila Madalena e Vila Prudente está sendo ampliada até a Penha, onde se conectará com a Linha 3-Vermelha.