Início das obras de ampliação da Linha 2-Verde até a Penha é autorizado

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Estação Penha da Linha 2-Verde
Projeção da futura Estação Penha da Linha 2-Verde (Foto: Secretaria dos Transportes Metropolitanos)

O Governo do Estado de São Paulo emitiu nesta sexta-feira, dia 17 de janeiro, a ordem de serviço para o início imediato das obras de ampliação da Linha 2-Verde do Metrô, que ligará a Vila Madalena até a Penha. Esta etapa deve ser concluída em 2026, conectando o ramal à Linha 3-Vermelha. Os trabalhos vão envolver a construção de mais 8,3 quilômetros e oito novas estações.

Em 2019, esse projeto foi retomado pelo Governo do Estado de São Paulo, com a reativação dos contratos para a elaboração dos projetos executivos e o posterior início das obras. Os trabalhos começarão com a montagem dos canteiros de obras e preparação para as escavações e construção dos túneis e poços de ventilação, além das oito novas estações:

  • Orfanato
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Vila Formosa
  • Guilherme Giorgi
  • Nova Manchester
  • Aricanduva
  • Penha

“Hoje nós estamos autorizando a ordem de serviço para os lotes 1, 3 e 4, que compreendem o trecho 1 da construção da extensão da Linha 2-Verde, tornando-a a mais extensa linha metroviária de São Paulo e passará a transportar mais de 1 milhão de passageiros diariamente”, disse Alexandre Baldy.

Serão investidos R$ 6 bilhões em recursos exclusivos do Governo do Estado de São Paulo para a elaboração dos projetos, desapropriações e execução das obras civis deste trecho. Também está incluso neste valor a aquisição de 22 novos trens para a Linha 2-Verde, portas de plataforma, sistemas de alimentação elétrica, sinalização e controle, que serão licitados pelo Metrô.

Com o novo trecho, será possível transportar diariamente cerca de 300 mil passageiros a mais na Linha 2-Verde, promovendo a conexão direta com as linhas 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô e 11-Coral da CPTM, além de facilitar o trajeto de quem vem da Zona Leste com destino às regiões da Avenida Paulista, sul e sudoeste da capital paulista. Também é estimada a melhora na distribuição dos passageiros pela rede de transporte sobre trilhos, em especial nas linhas 3-Vermelha e 1-Azul.

Quando concluída a extensão até a Penha, a Linha 2-Verde terá 23 quilômetros de extensão, com 22 estações desde a Vila Madalena. Passará a ser a linha de metrô mais extensa de São Paulo, conectando-se diretamente com as linhas 1-Azul (nas estações Paraíso e Ana Rosa), 3-Vermelha (na estação Penha), 4-Amarela (na estação Paulista), 5-Lilás (na estação Chácara Klabin), 15-Prata (na estação Vila Prudente) e 11-Coral (na estação Penha), transportando mais de 1,1 milhão de pessoas por dia.

Futuramente, a Linha 2-Verde será ampliada até Guarulhos. O Metrô está avançando com as desapropriações que vão permitir a elaboração dos projetos executivos e as obras. Esse projeto contempla mais 5,9 quilômetros e 5 estações no trecho Penha-Dutra com as estações Penha de França, Tiquatira (conexão com as linhas 12-Safira e 13-Jade), Paulo Freire, Ponte Grande (primeira em Guarulhos) e Dutra, próxima ao Shopping Internacional de Guarulhos e um pátio de manutenção e estacionamento de trens.

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